PUBLICIDADE

Homenagem a Mônica marca festival de cinema infantil

A 11ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil começa hoje em Salvador e Aracaju; evento vai para o Rio no fim do mês

4 out 2013 - 18h07
(atualizado às 18h16)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Personagem Mônica, do cartunista Mauricio de Sousa, será homenageada no 11º Festival Internacional de Cinema Infantil </p>
Personagem Mônica, do cartunista Mauricio de Sousa, será homenageada no 11º Festival Internacional de Cinema Infantil
Foto: Divulgação

Começa nesta sexta-feira (4), em Salvador e Aracaju, o 11º Festival Internacional de Cinema Infantil. O evento, que já passou por Natal, conta com quase cem filmes de mais de 20 países diferentes. Deste total, cerca de 70% dos títulos são inéditos e serão exibidos com exclusividade nas salas de cinema da Rede Cinemark. Ele acontece até o dia 13 e depois se dirige para o Rio de Janeiro e Niterói, onde fecha o mês de outubro.

Na edição deste ano, o FICI homenageia a personagem Mônica, do cartunista Mauricio de Sousa, que completa 50 anos em 2013. “Mauricio, além de ser um fabuloso artista, é um grande empresário e estrategista. Ao criar a Mônica, há 50 anos, já havia colocado metas no papel e na sua cabeça. Eram planos infalíveis”, diz o roteirista Paulo Back, que trabalha nos Estúdios Maurício de Sousa desde 1994. Segundo o profissional, o cinema fazia parte destes planos, mesmo com o alto custo para se produzir uma animação. As primeiras tentativas dos estúdios de irem para as telinhas surgiram com os filmes A Princesa e o Robô e A Sereia do Rio, ambos dos anos 80. “Com o custo altíssimo, a produção dos desenhos acabou sendo suspensa. Com a ajuda do computador, os desenhos voltaram com tudo, muito mais econômicos, rápidos e práticos”, conta Back.

<p>Personagem Mônica, do cartunista Mauricio de Sousa, será homenageada no 11º Festival Internacional de Cinema Infantil </p>
Personagem Mônica, do cartunista Mauricio de Sousa, será homenageada no 11º Festival Internacional de Cinema Infantil
Foto: Divulgação

No Festival Internacional de Cinema Infantil serão exibidas sessões especiais do longa Cine Gibi – O Filme, de 2004, que marcou a volta da Turma da Mônica aos cinemas. A animação adapta seis histórias anteriormente lançadas em gibis e teve outras versões lançadas em DVD. “São desenhos adaptados de historinhas. Boas historinhas que, ao olhar do Mauricio, podem gerar bons desenhos. Tenho duas ou três no primeiro ‘Cinegibi’, nem vou dizer que é motivo de orgulho”, diz o roteirista. O profissional acredita que um evento como o FICI é de extrema importância para o público infantil. “Hoje a garotada manda, tem voz ativa e participa. Quem sabe ali do meio não nasça um grande artista ou cineasta? Quando isso acontece, todos os planos infalíveis já valeram a pena”, afirma Back.

O festival conta com novidades, como o programa Histórias de Dar Medo, que brinca com o lado lúdico dos filmes do gênero em uma seleção de curtas-metragens, incluindo o clássico Frankenstein. O FICI também traz filmes inéditos no Programa Internacional, como a produção russa Kikoriki – A Turma Invencível e os longas Brinquedos no Sótão e O Menino da Floresta, que terá um debate posterior ministrado por um convidado na sessão O Pequeno Jornalista. Nesse encontro, as crianças serão convidadas a escrever sobre o filme que acabaram de assistir.

A sessão Dublagem ao Vivo é um dos programas mais concorridos do festival, segundo a organização. Este ano, serão três filmes holandeses – Nono Zigue-Zague, Os Mágicos e Bennie Travesso – e dois alemães – Victor e a Mansão dos Crocodilos e Ouro das Estrelas. Enquanto o filme é exibido, a dublagem é realizada por atores profissionais em tempo real, na sala de exibição, aproximando o trabalho da plateia. O FICI também traz a sessão O Pequeno Cientista, na qual as crianças espectadoras podem realizar experiências científicas sobre o tema abordado no filme, orientadas por um profissional. A edição deste ano terá Osmose Jones – Uma Aventura Radical no Corpo Humano.

Iniciado há 11 anos, o Festival Internacional de Cinema Infantil soma 570 filmes exibidos e um público total superior a 1 milhão de espectadores. Em paralelo ao evento acontece o Prêmio Brasil de Cinema Infantil, que chega à sua sexta edição com 132 filmes inscritos e 24 selecionados. Serão exibidos curtas voltados ao público infantil em mostras competitivas e não competitivas, que premiarão os melhores de ficção, animação e da Mostra Teen.

Festival Internacional de Cinema Infantil

4 a 13 de outubro das 10h às 18h

Exibição na Rede Cinemark, em Salvador e Aracaju

Informações: (21) 22943966

Confira a grade de programação aqui 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade