> Diversão  > Cinema e DVD

  notícias por e-mail fale conosco rss  
 Especiais
Berlim 2009
Festival de Cannes
Festival de Gramado
Festival do Rio
Globo de Ouro 2009
33ª Mostra de SP
Oscar 2009

 Sites Relacionados
Fox Film
Fox Vídeo
Diversão
TV
Guia de Cidades
Séries de TV
Sonora


 Notícias por E-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail

 Fale Conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!


Cinema e DVD
Domingo, 25 de maio de 2003, 15h37 
Elephant, de Gus Van Sant, recebe Palma de Ouro
 
AP
Gus Van Sant levou a Palma de Ouro por Elephant
Notícias
» Saiba tudo sobre Cannes 2003
» Confira a lista dos premiados em Cannes 2003
» Elephant, de Gus Van Sant, recebe Palma de Ouro
Multimídia
Galerias de fotos
» Os vencedores de 2003
» Atriz brasileira Clara Choveaux atrai atenção
» Elenco de Carandiru no festival
» Nicole Kidman rouba a cena
Áudio e vídeo
» Nicole Kidman vira musa do Festival
» Cena de sexo oral provoca polêmica em Cannes
» Penelope Cruz arrasa em Cannes no primeiro dia do Festival
Últimas de Cinema & DVD
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O diretor americano Gus Van Sant recebeu este domingo a Palma de Ouro do Festival de Cannes pelo filme Elephant, ao qual o júri também atribuiu o prêmio de melhor diretor. O filme narra a matança em um colégio americano cometida por alunos da própria escola.

Ao receber a Palma de Ouro, o diretor afirmou que durante anos quis apresentar um filme no Festival de Cannes e terminou seu agradecimento com um "Viva a França!". Logo depois, disse aos jornalistas que seu filme não é antiamericano: "Eu não critico os Estados Unidos. O que mostro é o meu ponto de vista, de minha própria vida nos Estados Unidos", afirmou, acrescentando que a crítica de seu filme é "à pressão para que tudo se adapte a um modelo, o esquecimento da diversidade, essa diversidade que é incentivada pelo Festival de Cannes. Elephant não é um filme antiamericano, e sim uma reflexão sobre a violência nas escolas".

O favorito até a manhã deste domingo era o filme Dogville, do diretor Lars von Trier. A aposta se baseava na lista feita pelos críticos presentes no festival, que colocava o filme brasileiro Carandiru em último lugar nas previsões para algum prêmio. O público aplaudiu o trabalho de Hector Babenco, mas a crítica e juri do festival discordaram dessa impressão inicial.

O filme vencedor, Elephant, volta ao tema da matança em um colégio americano cometida por alunos da própria escola, um caso que traumatizou os Estados Unidos e que foi abordado pelo documentário Tiros em Columbine, premiado ano passado em Cannes. A busca da compreensão dos jovens é uma constante na obra de Gus Van Sant. Desta vez, o diretor reconhece a dificuldade de entender tal explosão de violência.

O nome do filme faz referência a uma parábola budista na qual vários cegos tocam um elefante, e cada um o descreve de acordo com a parte que tocou, a pata, a cauda, a orelha ou a tromba, mas nenhum é capaz de imaginar o animal em sua totalidade. O filme descreve um dia como qualquer outro num colégio secundário dos Estados Unidos.

A parábola do elefante

Alguns estudantes praticam esportes, outros se dirigem a suas salas, outros assistem uma aula de física, alguns comem e conversam no restaurante escolar. A tragédia está a ponto de acontecer, mas nada permite prevê-la. Van Sant faz uma apresentação superficial dos personagens. Nada sabemos sobre eles. O diretor cita brevemente a ausência e a irresponsabilidade dos pais (um dos jovens precisa dirigir o carro porque seu pai, que o leva ao colégio, está bêbado), a violência dos video games, a facilidade para comprar uma arma e a falta de comunicação.

Porém, esses males da sociedade envolvem a todos e não explicam o que leva um adolescente a passar um dia tocando sonatas de Beethoven no piano e depois massacrar com armas de guerra seus colegas de colégio. A comparação com Tiros em Columbine é inevitável, apesar do filme de Michael Moore ser um documentário e o de Van Sant uma ficção.

Moore analisava, com seu humor cáustico, a sociedade americana e a comparava com outras para buscar explicações sociais à violência irracional e à loucura assassina. Van Sant não se aprofunda no tema social, mas também não tenta descobrir as razões psicológicas que podem levar um adolescente aparentemente igual aos demais a se tornar um assassino. Finalmente, sua parábola do elefante causa medo. Somos, como os cegos, incapazes de compreender? E, se a compreensão é impossível, como enfrentar o problema?

Fotógrafo, pintor e músico, Van Sant já dirigiu filmes como Drugstore Cowboy, Garotos de Programa e Um Sonho Sem Limites. Em 1997 foi indicado ao Oscar de melhor diretor por Gênio Indomável.

Elephant também estava bem cotado na lista da crítica. Segundo a crítica francesa e internacional, este ano o festival sofreu os efeitos da situação política mundial e de uma seleção deficiente dos filmes que deveriam competir na seleção oficial.
 

AFP

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade