inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Filmes brasileiros entre os principais inscritos no Festival de Havana

30 de agosto de 2006 20h39

Mais de 500 filmes, a maioria de Brasil e Argentina, estão inscritos para competir no 28º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, que será celebrado entre 5 e 15 de dezembro em Havana, informaram os organizadores.

Assista a trailers inéditos no Brasil

Dos 560 filmes já inscritos no concurso, a maioria são de Brasil e Argentina, com mais de 150 fitas cada, seguidos de Chile, México, Colômbia, Peru e Cuba, disseram as fontes, citadas pela agência cubana Prensa Latina.

Do total, 278 filmes concorrerão na categoria longa-metragem de ficção, 233 na de documentários e o restante na de filmes de animação e cinema experimental.

A alta participação de Brasil e Argentina corresponde "ao auge e a solidez de suas filmografias, à vanguarda da sétima arte latino-americana", destacaram.

Além das seções de filmes de ficção, documentário, animação em cinema e vídeo (longa e curta-metragem), primeiros filmes, roteiros inéditos e cartazes, durante a mostra serão celebrados encontros e seminários sobre vários temas de interesse cultural.

O programa envolve ainda uma ampla e representativa mostra do cinema contemporâneo internacional.

Na última edição do festival, celebrada em dezembro passado, o filme Iluminados por el Fuego, do argentino Tristán Bauer, conquistou o Primeiro Prêmio Coral.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.