inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Brad Pitt diz que se surpreendeu com elenco amador de "Babel"

11 de setembro de 2006 13h08 atualizado às 13h59

Brad Pitt é um dos astros de  Babel , que está em exibição no festival de Toronto. Foto: AP

Brad Pitt é um dos astros de Babel, que está em exibição no festival de Toronto
Foto: AP

Brad Pitt é um dos maiores astros de Hollywood, mas diz que gostou de fazer um papel menor, como integrante de um elenco grande, no novo filme Babel.

Fotos: destaques do cinema!
Assista a trailers inéditos

O ator diz ainda que se sentiu humilde diante da qualidade do trabalho de vários atores amadores no filme.

Dirigido por Alejandro Gonzalez Iñarritu (de 21 Gramas), Babel fez sua estréia norte-americana neste fim de semana no Festival Internacional de Cinema de Toronto.

História intensa que envolve quatro tramas interligadas espalhadas por três continentes, o filme foi um dos favoritos no Festival de Cannes este ano e vem gerando comentários em torno de um possível Oscar.

"Fazer parte de um elenco grande, em que você não é o ator principal, é sempre mais divertido. Você não sente a obrigação de carregar o filme nas costas", disse Pitt a jornalistas em Toronto no domingo, um dia depois de provocar frenesi entre fãs na exibição de gala do filme.

"Quanto a mim, eu me considero cidadão do mundo e por isso sinto grande orgulho em estar ao lado de pessoas de culturas diferentes e saber que todos nós colaboramos", disse ele.

Brad Pitt e Cate Blanchett fazem um casal que passa férias no Marrocos quando é atingido por uma tragédia. Sua história está ligada a de dois meninos pastores, que vivem numa aldeia isolada, e também a duas narrativas que acontecem simultaneamente, uma no Japão e outra na fronteira entre EUA e México.

A maioria das cenas de Pitt e Blanchett foi rodada em locações no Marrocos, e Iñarritu utilizou vários atores amadores locais para completar o elenco. Para ele, esse foi o desafio mais difícil que enfrentou como diretor.

Iñarritu destacou uma cena em que a personagem de Blanchett precisa de atendimento médico e a única opção possível é o veterinário da cidadezinha.

"Estávamos na sala com o veterinário que costurou Cate, e era o veterinário de verdade da cidade. Suas mãos cheiravam mal porque ele acabara de vir de fazer uma cirurgia numa cabra", contou o diretor.

Para Brad Pitt, que durante a coletiva de imprensa fez pouco caso da sugestão de que já virou um ícone, a experiência serviu para deixá-lo mais humilde.

"A facilidade com que eles compreenderam o que estávamos tentando transmitir... Fiquei espantado. Isso me fez ficar um pouco mais modesto", disse ele.

Discrição
Pitt vem mantendo uma atitude discreta desde o nascimento de sua filha com Angelina Jolie, Shiloh, em maio. O ator não apareceu em Cannes.

Seu rosto vem sendo o mais procurado no festival de Toronto, que já recebeu várias outras celebridades, como Russel Crowe, Jude Law, Sean Penn, Penelope Cruz e Jennifer Lopez.

Na coletiva de imprensa no domingo, o moderador em dois momentos pediu aos fotógrafos que "se acalmassem" para que as respostas do ator pudessem ser ouvidas sobre o clicar das câmeras. Isso levou Pitt a acenar para os fotógrafos, segurando uma caneca em uma mão.

"Essa é a foto que vai acabar nos jornais no dia em que meu carro quebrar no meio da rua, ou algo assim... se eu for preso por dirigir embriagado, proferir insultos raciais ou alguma coisa", ele comentou, brincando.

Iñarritu disse que, fundamentalmente, considera que "Babel" trata de pais e filhos, um tema que encontra ressonância com Brad Pitt.

"É uma coisa que faz a gente ficar acordado à noite: como proteger nossos filhos? Passamos a nos preocupar menos conosco e mais com os filhos", disse ele.

O ator acrescentou que a paternidade vai influir nos papéis que decidir aceitar no futuro.

"Tentarei ser um pouco mais maduro em minhas decisões. Mas este filme é um dos que sentirei orgulho em que eles vejam, quando tiverem idade suficiente para compreendê-lo", disse o ator.

"Babel" tem estréia nos EUA prevista para outubro, em circuito limitado.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.