inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Conheça a lista dos melhores filmes do mundo

20 de setembro de 2006 09h38 atualizado às 09h51

Cantando na Chuva  ganha a décima posição. Foto: Divulgação

Cantando na Chuva ganha a décima posição
Foto: Divulgação

O American Film Institute criou mais uma lista que elege os cem melhores filmes de todos os tempos. Cidadão Kane, Casablanca e O Poderoso Chefão ganharam o primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente. O ranking ainda conta com Psicose, Bonnie e Clyde, Branca de Neve e os Sete Anões, entre outros clássicos do cinema americano.

Veja a lista completa!
Veja fotos dos filmes!
Fotos: destaques do cinema!
Assista a trailers inéditos!

A lista, que é atualizada anualmente, traz a opinião dos maiores críticos e admiradores de cinema do mundo. Confira abaixo uma prévia dos dez melhores longas-metragens eleitos.

1. Cidadão Kane - Obrigatório para todo cinéfilo e estudante de jornalismo, o primeiro lugar conta a história de Charles Foster Kane, um magnata que construiu um verdadeiro império a partir de poucos recursos.

Tão chocante como a história de Kane, que foi baseada na personalidade e vida do magnata americano William Randolph Hearst, é a história do diretor Orson Welles, que "colecionou" uma série de conquistas não só no cinema, como também no rádio, jornalismo e na mídia em geral.

2. Casablanca - O amor impossível de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman dispensa comentários dos críticos e admiradores de cinema.

Produzido em uma época que o dólar não tinha o mesmo valor nem a expressividade da moeda corrente atual, custou apenas US$ 900 mil para a Warner Bros. Rende dinheiro para a empresa até hoje, em vendas de DVD e uso de reprodução da imagem.

Assim como a grande maioria da lista dos filmes da American Film Institute, também fala sobre o drama da segunda guerra, mas desta vez, foca em um romance.

3. O Poderoso Chefão - Dinheiro, violência, relação familiar, valorização do nome, vingança e até mesmo romance são temas abordados por Francis Ford Coppola no clássico O Poderoso Chefão. O filme surpreendeu não somente pelas clássicas cenas, como por seus diálogos, direção e performance admirável de alguns atores.

Além dos freqüentes elogios que o filme recebe até hoje na mídia, o longa-metragem mostrou a força dos filmes sobre máfia, criando uma série de "genéricos" posteriormente. Rendeu duas seqüências com quase o mesmo prestígio do filme original.

4. E o Vento Levou... - O clássico dos romances é alvo da fascinação de alguns cinéfilos saudosistas. Considerada a produção mais comentada de todos os tempos, ...E o Vento Levou é baseado diretamente no romance Gone With The Wind, de Margaret Mitchell.

O filme mostra a relação de amor e ódio de uma mulher atingida pelas feridas da Guerra Civil e um homem aventureiro, que não se preocupa muito com as pessoas ao seu redor. Vencedor de 10 Oscar, ...E o Vento Levou também é campeão de "restaurações" cinematográficas. Só em DVD, já saíram quatro versões diferentes.

5. Lawrence da Arábia - O longa foi um dos primeiros grandes filmes de guerra e traz diálogos elaborados, feitos minuciosamente pelos roteiristas Robert Bolt e Michael Wilson.

Lawrence da Arábia mostra a trajetória de um homem que coloria mapas para o exército inglês. Cansado dessa função, ele passa a trabalhar como espião dos árabes e arquiteta um plano para unir todas as tribos inimigas e derrotar a dominação turca.

6. O Mágico de Oz - A primeira versão de O Mágico de Oz encantou não só pela história que trazia, como também por suas canções. Pode ser considerado também como o primeiro grande filme de fantasia e conquistou platéias do mundo inteiro, atingindo a fascinação dos adultos e crianças.

Dorothy é uma menina solitária que acorda em um mundo fantástico repentinamente. Querendo voltar para casa, ela se une ao Homem de Lata, o Espantalho e ao Leão Covarde para encontrar o grande Mágico de Oz, que pode realizar qualquer desejo. No caminho, porém, ela terá que enfrentar vários obstáculos, além de conhecer criaturas fantásticas.

7. A Primeira Noite de um Homem - Embora não seja um besteirol, nem se aproxime do gênero, A Primeira Noite de um Homem serviu de inspiração para que viessem filmes com temática adolescente e discurso sexual.

A comédia conta a história de um jovem que se apaixona pela mulher do melhor amigo de seu pai. Contrariando a vontade dos familiares, ele passa a enfrentar as próprias paixões, principalmente quando se apaixona por alguém que no momento, seria completamente "proibida".

8. Sindicato de Ladrões - O ator Marlon Brando já era um astro em ascensão em meados de 1954. Foi com Sindicato de Ladrões, porém, que sua fama atingiu o mundo.

O longa-metragem é baseado em uma série de artigos de jornal e diretamente inspirado em pessoas que realmente existiram. Surgiu também em uma época em que os dramas não tinham espaço no cinema, mas a repercussão foi tão grande, que rendeu a Brando o Oscar de melhor ator.

9. A Lista de Schindler - O trabalho absolutamente dramático de Steven Spielberg pode não ter sido um estouro de bilheteria, mas ganhou reconhecimento e prestígio no mundo inteiro. Ambientado na segunda guerra, A Lista de Schindler mostra o drama dos judeus, a dura batalha pela sobrevivência e os freqüentes massacres promovidos pelos nazistas.

Além de todo o prestígio internacional, a produção alavancou a carreira de Liam Neeson, que depois brilhou em papéis-destaque como Kinsey - Vamos Falar de Sexo. Mais que isso, o longa promoveu uma discussão sobre a guerra e emocionou com um discurso "pró-paz".

10. Cantando na Chuva - O filme de 1952 conquistou platéias com suas músicas alegres e dançantes. Dirigido por Stanley Donen e Gene Kelly, Cantando na Chuva fazia parte de um projeto antigo, mas só foi realizado na década de 50, quando havia orçamento e viabilidade para uma produção do porte.

O esforço dos atores em tornar o trabalho realidade foi talvez o ponto mais forte para que ele se tornasse sucesso. Parte do elenco ficou doente com as cenas de chuva e a equipe técnica chegava a trabalhar 20 horas por dia para que tudo saísse da forma que os produtores haviam imaginado.

Redação Terra