inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Mario Monicelli presidirá júri da Mostra de Veneza

27 de agosto de 2003 08h18

O pai da comédia italiana, o cineasta Mario Monicelli, de 88 anos, presidirá o júri da 60ª edição da Mostra de Veneza, que concederá o Leão de Ouro, em 6 de setembro, a um dos 20 filmes na disputa.

Ele próprio premiado duas vezes com o Leão de Ouro, em 1959 com o filme A Grande Guerra e em 1991, por sua carreira, dividirá a tarefa de selecionar o vencedor com o ator italiano Stefano Accorsi, o diretor de fotografia alemão Michael Ballhaus, a cineasta chinesa Ann Hui, o diretor francês Pierre Jolivet, o produtor americano Monty Montgomery e a atriz espanhola Assumpta Serna.

Monicelli foi jurado do Festival de Veneza de 1982, presidido pelo francês Marcel Carné.

O júri da seção Contracorrente será presidido pela francesa Laure Adler, ex-diretora da emissora pública de rádio France Culture, autora de programas culturais e escritora.

Ao seu lado, foram convidados o italiano Vito Amoruso, professor de Literatura inglesa, o crítico de cinema egípcio Samir Farid, a atriz e cantora taiwanesa Rene Liu e o ator alemão Ulrich Tukur.

Os organizadores do evento entregarão do Leão de Ouro pela carreira ao produtor italiano Dino De Laurentiis, que lançou o cinema italiano ao nível mundial nos anos 60 e continua produzindo filmes em Hollywood, e ao ator egípcio Omar Sharif, de 70 anos, inesquecível protagonista de Doutor Jivago e Lawrence da Arábia.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.