inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Ranking traz melhores animações do cinema

25 de agosto de 2007 13h04 atualizado às 13h15

Aladdin  foi eleito um dos melhores filmes de animação da história. Foto: Divulgação

Aladdin foi eleito um dos melhores filmes de animação da história
Foto: Divulgação

As animações sempre foram a garantia dos estúdios em conquistar altas bilheterias, mesmo que a história fosse fraca demais para as grandes platéias. Por muito tempo, a Disney se destacou no quesito, mas logo foi perdendo "força" e deve que se render a produções 3D, lideradas, especialmente pela Pixar (posteriormente comprada pela própria empresa do ratinho orelhudo).

Recentemente, a IGN fez um ranking com os melhores desenhos da história do cinema. Confira quais são eles:

Dumbo
Lançado em 1941, Dumbo, da Disney, é um clássico do cinema de animação, considerado por muitos uma obra atemporal. O filme, que foca a história de um bebê elefante, humilhado por seus colegas de circo por apresentar uma deformidade na orelha, emocionou platéias. Rumores apontam, inclusive, que este era o filme favorito do próprio Walt Disney, embora ele estivesse relutante para aprovar o projeto.

Shrek
A receita de sucesso de Shrek, sem dúvidas, é o modo como o estúdio Dreamworks conseguiu reunir referências atemporais da cultura pop misturadas aos contos de fadas. Além de toda a trama e do complexo mundo criado, a animação em CG mostrou-se incrivelmente capaz de superar até mesmo a Disney e o império da Pixar no quesito "animação computadorizada".

O Rei Leão
O Rei Leão foi lançado na mesma época em que a Disney precisava de ser "atualizada" para conquistar mais fãs. Após o lançamento de Aladdin, críticos acharam que a empresa já havia tentado de tudo e, conseqüentemente, não teria mais força a conquistar as crianças sem recorrer a seqüências de seus filmes clássicos.

Ao chegar aos cinemas, porém, Rei Leão tornou-se uma verdadeira febre, não só por sua qualidade de animação, mas pelas músicas - produzidas em mais de um ano e meio - e o impressionante elenco de voz.

Aqui começava também o início do cinema de animação em 3D, mas nem isso diminuiu o impacto do desenho. O filme arrecadou altas quantias e ainda ganhou um musical da Broadway, que por muito tempo tornou-se hit e até hoje tem apresentações freqüentes.

Toy Story
É difícil citar o impacto que Toy Story teve na indústria de animação. O filme lançou os estúdios Pixar como a "luz no fim do túnel" e provou que poderia haver, sim, animações de qualidade em três dimensões. O desenho mostra a vida oculta dos brinquedos, que passam a se comportar como humanos assim que seus donos deixam o quarto.

A Pequena Sereia
A Pequena Sereia marcou uma geração produzindo uma dos melhores trilhas animadas da Disney. Os clássicos musicais passam de Kiss the Girl (Beije a Moça) a Part of this World (Ser Deste Mundo), que já foi regravado até mesmo por Jessica Simpson.

A sereia Ariel fez tanto sucesso, que logo foi incorporada à linha clássica de princesas da Disney, assim como A Bela Adormecida, Cinderela e a Branca de Neve.

Marcou também o final da "animação clássica" da Disney. Depois de A Pequena Sereia, a empresa passou a fazer filmes com elementos em 3D, até culminar em Toy Story, completamente computadorizado.

A Bela e a Fera
A Bela e a Fera foi o primeiro filme de animação a concorrer ao Oscar de Melhor Filme em 1991. Na época, muitas pessoas ficaram furiosas com a decisão da academia, mas todas as críticas foram massacradas pelos intensos elogios da mídia em relação ao projeto.

Outro ponto alto é a canção tema, Beauty and the Beast, que tornou-se clássico, conseguiu entrar nas paradas do mundo inteiro e ainda fez referência a um outro musical.

Aladdin
Embora o visual inicial tenha sido rejeitado por muitos fãs, Aladdin levou os espectadores para um mundo mágico, baseado no clássico com 1001 noites. Parte dos créditos desta animação foi os efeitos ágeis, quase impossíveis de se produzir em 2D. Uma das cenas mais marcantes é quando o herói sobe no tapete mágico e foge de uma caverna em chamas.

Branca de Neve e os Sete Anões
Com Branca de Neve e os Sete Anões, Walt Disney criou o filme de animação como conhecemos hoje. Antes disso, os desenhos eram apenas criações curtas, geralmente mostrando criaturas irreais cantando e agindo de forma engraçada. Branca de Neve trouxe o realismo dos personagens baseados em humanos e conseguiu combinar comédia e drama em uma mesma produção, feita em 1937.

Os Incríveis
A perfeita mistura de ação e aventura em um único desenho animado em três dimensões, Os Incríveis foi escrito e dirigido por Brad Bird, o mesmo de Gigante de Ferro. O filme combina elementos de espionagem, dramas familiares e sequências de ação, além de ser uma grande referência aos fãs de ficção e de quadrinhos.

A Viagem de Chihiro
A Viagem de Chihiro tornou-se um clássico instantâneo, desde que foi lançada pelo gênio da animação, Hayao Miyazaki. O filme conquistou as bilheterias japonesas e chegou aos outros países meio "tímido", mas ainda assim atraiu a atenção com a história de uma menina que viaja para um mundo encantado. A trama intrigante, que também faz referência à cultura japonesa, e a intensa dose de drama ajudaram a conquistar uma posição entre as melhores animações do mundo.

O Estranho Mundo de Jack
Tim Burton não dirigiu este clássico da animação, mas seu estilo parece estar ligado a tudo: Jack Skellington é o rei das abóboras de Halloween, onde todos os moradores usam o Dia das Bruxas para assustar os humanos. Certo dia, ele acaba encontrando o reino do Natal e encontra valores muito maiores do que ele havia conhecido em seu próprio País.

Procurando Nemo
A famosa animação da Pixar arrecadou US$ 340 milhões apenas em DVDs domésticos. Conta a história de um peixe que se perde do seu pai no oceano e acaba indo parar em um aquário. Seu ente-querido, porém, não vai descansar até encontrá-lo, mesmo que coloque sua própria vida em perigo.

South Park: Maior, melhor e sem cortes
A adaptação do famoso desenho South Park às telas surpreendeu muitos cinéfilos. O filme mostra os garotos da "boca-suja" em um musical repleto de críticas ao próprio Estados Unidos.

Gigante de Ferro
A adaptação de Brad Bird de um clássico da animação japonesa surpreendeu não só pela qualidade da animação, mas pelo envolvente roteiro criado para compor o filme. Conta a história de um menino que faz amizade com um gigantesco robô, vindo de outro planeta.

Toy Story 2
Surpreendidos com o sucesso da primeira parte, os produtores da Pixar resolveram lançar o Toy Story 2 nos cinemas. Com animação ainda mais caprichada e piadas repletas de referências, o filme atraiu a atenção de ainda mais pessoas e voltou ao topo com facilidade.

Redação Terra