inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Brasil participa com três filmes do Festival de Cinema LatinBeat

22 de agosto de 2007 12h08 atualizado às 12h14

O Brasil será representado por três filmes na 10ª edição do Festival de Cinema LatinBeat, organizado pela Sociedade Cinematográfica do Centro Lincoln, que acontece entre 7 e 18 de setembro em Nova York.

» Assista a trailers inéditos

Participam da mostra os filmes Sonhos de Peixe, co-produção russo-brasileira de Kirill Mikhanovsky; Mutum, de Sandra Kogut; e Grandma has a Video Camera, de Tania Cypriano, em parceria com os Estados Unidos.

O festival traz uma seleção das últimas produções independentes da América Latina. Nesta edição, concorrem 23 filmes de 12 países, incluindo Déficit, estréia como diretor do ator mexicano Gael García Bernal, que acompanha um dia na vida do filho de um funcionário político corrupto da classe alta mexicana.

O filme que abrirá o festival será La Misma Luna, da mexicana Patricia Riggen, que retrata a luta desesperada de uma criança que mora no México e tenta se encontrar com sua mãe, que trabalha nos EUA.

A 10ª edição do LatinBeat possui nomes conhecidos, como Sandra Kogut, o argentino Santiago Loza e o uruguaio Pablo Stoll, mas também há espaço para novos diretores, como a brasileira Tania Cypriano e o argentino Nicolás Prividera.

A presença desta nova geração de produtores "é a evidência da constante renovação e vitalidade cinematográfica da América Latina", afirmou Marcela Goglio, uma das organizadoras da mostra.

O México terá participação especial no festival, com a série Quatro Rupturas do Novo Cinema Mexicano, que inclui obras como Amores Brutos (2000), de Alejandro González Iñárritu; Perfume de Violetas (2001), de Marisa Sistach; Japão (2002), de Carlos Reygadas, e Temporada de Patos (2004), de Fernando Eimbcke.

Outra novidade desta edição são filmes da América Central, os curtas-metragens Temporal (Costa Rica), de Paz Fábrega, e La Pájara Pinta (El Salvador), de Paula Heredia. Sete produtoras da região foram convidadas.

O LatinBeat exibirá ainda Whisky (2004), o aclamado filme de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, dedicado a Rebella, que se suicidou em 2006 aos 32 anos.

Outros destaques da programação são Bluff, do colombiano Felipe Martínez; Fotografías, do argentino Andrés Di Tella; Qué Tan Lejos, de Tania Hermida (Equador); M, de Nicolás Prividera (Argentina) e Madrigal, de Fernando Pérez (Cuba/Espanha).

Além destes, também serão exibidos Lo Más Bonito y Mis Mejores años, de Martín Boulocq (Bolívia); Soy Andina, de Mitch Teplitsky (Peru) e Hamaca Paraguaya, de Paz Encina (co-produção Argentina/Paraguai/Áustria/França/Alemanha/Holanda).

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.