inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Documentário conta a história do heavy metal

24 de agosto de 2007 08h29 atualizado às 08h44

O antropólogo canadense Sam Dunn entrevistou os ídolos do heavy metal no documentário. Foto: Divulgação

O antropólogo canadense Sam Dunn entrevistou os ídolos do heavy metal no documentário
Foto: Divulgação

O documentário Metal: A Headbanger's Journey (algo como A Jornada de um Metaleiro), reconta a história do heavy metal, um dos gêneros mais populares do chamado "rock pesado".

» Veja a foto ampliada
» Veja outra foto
» Assista ao trailer
» Assista a trailers inéditos

O filme, de 2005, é dirigido pelo cineasta Scot McFadyen e pelo antropólogo canadense Sam Dunn. Fã de metal desde os 12 anos, Dunn viajou pelo mundo atrás dos maiores festivais e dos ídolos deste gênero musical.

Fazendo uma história cronológica do rock pesado, ele entrevista nomes emblemáticos como Ronnie James Dio e Tommy Iommi (do Black Sabbath), o roqueiro Alice Cooper, Lemmy, do Motörhead, Rob Zombie (White Zombie) entre outros.

O antropólogo também vai a festivais para entrevistar fãs e mostrar a idolatria dos jovens por este gênero musical. A análise de Dunn apresenta sub-gêneros, como black metal, thrash metal e glam metal.

Em um dos melhores momentos do filme, o canadense vai à noruega, entrevistas integrantes de bandas satanistas, entre eles ex-companheiros de Varg Vikernes, da banda Burzum, que cumpre sentença por assassinato e incêndio criminoso de igrejas.

Metal: A Headbanger's Journey foi lançado no Toronto International Film Festival, em 2005 e saiu em uma edição especial em DVD duplo em setembro de 2006. O filme não tem previsão de lançamento no Brasil.

Redação Terra