inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Erotismo, drama, aventura: saiba mais sobre a filmografia de Xuxa

18 de novembro de 2007 15h57

A rainha dos baixinhos já atuou em filmes de diversos gêneros. Foto: Reinaldo Marques/Terra

A rainha dos baixinhos já atuou em filmes de diversos gêneros
Foto: Reinaldo Marques/Terra

Quando se fala sobre a carreira de Xuxa no cinema, dois momentos costumam ser mais lembrados: o polêmico drama erótico em que sua personagem seduz um menor e os inúmeros filmes feitos para crianças.

» Veja mais fotos
» Veja fotos e trailer do novo filme da Xuxa
» Assista a trailers inéditos

A filmografia da apresentadora, porém, engloba outros títulos. Sua estréia nas telonas foi na aventura Fuscão Preto, o Filme, de 1982, em que interpreta Diana, a filha mimada de um fazendeiro que passa a ser perseguida por um fusca e se apaixona pelo veículo.

Além do fusca, Xuxa faz par romântico também com Almir Rogério, cantor da música Fuscão Preto.

Na seqüência, veio o já famoso Amor Estranho Amor. Dirigido por Walther Hugo Khouri o filme traz a apresentadora no papel de uma prostituta que seduz um menor.

Na película, Xuxa se deita nua sobre o garoto, interpretado por Marcelo Ribeiro, que na época tinha apenas 12 anos. Marcelo pretende lançar em breve um livro contando a experiência.

A apresentadora moveu uma ação na Justiça para impedir a exibição do filme, mas as cenas mais picantes podem ser encontradas facilmente em sites na Internet. Em entrevista recente a uma revista semanal, ela afirma que nunca tentou tirar o filme de circulação, só os DVDs piratas.

Parceria com Os Trapalhões
Outro marco na carreira cinematográfica de Xuxa é a parceria com o grupo humorístico Os Trapalhões, iniciada em 1983 com o filme O Trapalhão na Arca de Noé, assistido por mais de 2,5 milhões de pessoas e estrelado por Renato Aragão.

Nos anos seguintes, Xuxa fez participações em mais dos filmes de Os Trapalhões, Os Trapalhões e o mágico de Oroz, inspirado em O Mágico de Oz e Os Trapalhões no Reino da Fantasia, onde interpretou uma freira.

Xuxa ainda atuaria com os humoristas em A Princesa Xuxa e Os Trapalhões, de 1989 e O Mistério de Robin Hood, de 1990.

Mais trabalhos adultos
Em 1987, já na Globo, onde comandava o Xou da Xuxa, ela fez uma participação no filme Eu, que conta a história de um milionário que se refugia em uma ilha cercado de belas mulheres, inclusive sua filha, por quem ele nutre um incestuoso desejo.

Estrela dos filmes infantis
Xuxa viveu sua primeira protagonista em 1998, em Super Xuxa Contra o Baixo Astral, em que interpreta uma apresentadora de TV que luta contra o Baixo Astral - personagem de Guilherme Karan.

Apesar de ter sido assistido por quase três milhões de espectadores, o filme foi rechaçado pela crítica.

Foi Lua de Cristal, porém, que alavancou a carreira cinematográfica da apresentadora. Atingindo inacreditáveis 5 milhões de espectadores, uma das maiores bilheterias dos anos 90, o filme foi o maior sucesso de sua carreira e contava a história de uma menina simples que sonha em ser cantora.

Durante a maior parte dos anos 90, a apresentadora dedicou-se aos programas infantis, gravação de discos e à carreira internacional, tendo deixado de lado a carreira cinematográfica.

Um contrato de distribuição firmado com a Warner Bros do Brasil em 1999 fez com que Xuxa retomasse a produção cinematográfica, com Xuxa Requebra.

De lá para cá, Xuxa lançou um filme por ano, como Xuxa Popstar, de 2000, filmado em apenas quinze dias. Em comum, eles têm o fato de levarem o nome de Xuxa no título, serem um sucesso de bilheteria e apresentarem a apresentadora como heroína. A exceção ficou por conta de Xuxa Gêmeas, de 2006, onde a apresentadora interpretou sua primeira vilã.

As diferenças param por aí. Com público de cerca de um milhão de espectadores, o filme vence em audiência grande parte das produções lançadas durante o ano, comprovando que seu nome ainda atrai um público fiel aos cinemas.

Em 21 de dezembro, Xuxa volta com Xuxa em Sonho de Menina, seu 9º filme consecutivo e o 15º de sua carreira. No filme, ela é Kika, uma professora do interior que sonha em ser apresentadora de TV. Alvo de um feitiço, ela volta a ser criança.

Redação Terra