inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Filme de Walter Salles será exibido em Sundance

04 de dezembro de 2003 13h33 atualizado em 14 de janeiro de 2004 às 16h34

Cena de  Os diários da Motocicleta. Foto: FilmFour/Divulgação

Cena de Os diários da Motocicleta
Foto: FilmFour/Divulgação

O filme Os Diários da Motocicleta, dirigido pelo brasileiro Walter Salles, será exibido na mostra Première do Festival de Sundance de 2004.

O longa-metragem, estrelado pelo ator mexicano Gael Garcia Bernal, mostra a viagem de motocicleta que o revolucionário militante Che Guevara fez aos 23 anos, ao lado de seu amigo Alberto Granado, pela América Latina.

O Festival de Sundance, criado pelo ator Robert Redford em 1981 e que exibe filmes independentes, acontecerá em Park City, no estado americano de Utah, de 15 a 25 de janeiro do próximo ano.

Estrelas do cinema americano como Kevin Bacon, Benjamin Bratt, Billy Bob Thornton, Courteney Cox Arquette, Naomi Watts, Laura Dern e Natalie Portman aceitaram papéis em filmes de diretores desconhecidos e que tratam de temas relacionados ao 11 de setembro de 2001 e suas conseqüências, informaram os organizadores do evento.

"Este é o primeiro ano em que eu sinto que nós temos filmes de um mundo realmente pós 11/9," declarou Geoffrey Gilmore, diretor do Festival de Sundance, ao Daily Variety.

"Os filmes tratam do desmoronamento da vida cotidiana, com uma busca por conhecimento e entendimento do que está acontecendo em um mundo específico, geralmente em uma realidade alternativa", acrescentou.

Muitos especialistas criticam o que consideram uma aproximação do festival com os grandes estúdios nos últimos anos. A grande indústria de Hollywood procura no evento pequenas "pérolas" escondidas, como quando em 1989 o filme Sexo, Mentiras e Videotape, do diretor Steven Soderbergh, estreou em Sundance antes de causar sensação em todo o mundo.

Outros filmes pequenos que tiveram pré-estréia em Sundance e depois conquistaram o mundo foram Cães de Aluguel, o primeiro do diretor americano Quentin Tarantino, e o escocês Trainspotting, dirigido por Danny Boyle.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.