inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Filme de surfe abre o Festival de Cinema Sundance

16 de janeiro de 2004 13h52 atualizado às 16h17

Stacey Peralta, de  Riding Giants. Foto: Divulgação

Stacey Peralta, de Riding Giants
Foto: Divulgação

O surfe está com a bola toda em Sundance. A noite de abertura do Festival de Cinema Sundance, na quinta-feira, começou com a pré-estréia de Riding Giants, documentário sobre o surfe em ondas gigantes que Robert Redford, patrocinador do festival, disse que é representativo do espírito dos cineastas independentes.

"Este é um filme sobre pessoas que fazem o que fazem pela simples emoção da coisa", disse Redford à platéia que lotava o recinto na abertura do festival.

"De certo modo, é por isso que todos nós, como cineastas, estamos aqui hoje e estaremos esta semana. Estamos aqui porque amamos o que fazemos, e é a emoção de fazer nosso trabalho que nos dá tanto prazer."

O festival Sundance, maior ponto de encontro do cinema independente nos Estados Unidos, vai durar 10 dias e chegará ao auge em 24 de janeiro, numa cerimônia em que serão entregues os prêmios de melhor longa dramático, melhor documentário e diversos prêmios por roteiros, direção e atuação.

Mais do que qualquer outro festival, Sundance é há anos um cenário importantíssimo para a estréia de documentários. Este é o primeiro ano em que o festival é inaugurado por um filme de não ficção, e mais documentários serão exibidos este ano do que em qualquer edição anterior do festival.

Este ano, em que o festival chega a seu vigésimo aniversário, também é o primeiro em que a noite de abertura aconteceu em Park City, o centro principal do festival.

No passado, a abertura sempre foi feita em Salt Lake City, situada a 48 quilômetros a oeste de Park City, estação de esqui nas montanhas.

Riding Giants tem direção de Stacey Peralta, também co-autor do roteiro e que foi premiado em Sundance em 2001 por seu documentário Dogtown and Z-Boys, sobre a cultura dos skatistas.

O novo trabalho do diretor relata parte da história do surfe, mas focaliza principalmente o surfe sobre ondas gigantes que podem chegar a 18 ou até 24 metros de altura acima da superfície do mar.

O filme mostra um grupo de surfistas do sul da Califórnia liderado pelo legendário Greg Noll, que foi pioneiro do surfe em ondas gigantes, na costa norte de Oahu, no Havaí.

A evolução do surfe é mostrada até as proezas de Jeff Clark nas ondas gigantes do norte da Califórnia, chegando até um novo tipo de surfista, como Laird Hamilton, que usa técnicas de windsurfing e snowboarding para conquistar ondas ainda maiores.

Os filmes em Sundance começaram a ser exibidos na manhã desta sexta e vão continuar até o domingo, 25 de janeiro.

Uma série de astros como Hilary Swank, Ashton Kutcher e Kevin Bacon têm filmes seus que vão estrear em Sundance. Até mesmo Robert Redford tem um filme no festival: The Clearing.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.