inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Executivos de estúdios vivem frenesi em Sundance

20 de janeiro de 2004 18h56 atualizado às 19h44

No primeiro e frenético fim de semana do Festival de Cinema Sundance, quase todos os maiores nomes entre as distribuidoras - incluindo a Miramax, Fox Searchlight, Focus Features, Sony Pictures Classics e Lions Gate Films - compraram filmes independentes que ganharam destaque no evento.

As iniciativas refletiram o fato de os títulos mais importantes de Sundance terem sido exibidos logo no início do festival e vendidos rapidamente, num primeiro fim de semana repleto de negociações que, segundo os veteranos frequentadores do festival, é algo inusitado.

A Miramax e a Fox Searchlight, numa iniciativa incomum, se aliaram para comprar juntos o trabalho de estréia de Zach Braff, Garden State. A Fox Searchlight também adquiriu Napoleon Dynamite, de Jared Hess.

A Sony Classics fechou negócio para adquirir o documentário sobre surfe Riding Giants, de Stacy Peralta, a Focus levou para casa Diários de Motocicleta, de Walter Salles, e a Lions Gate abocanhou o thriller marítimo Open Water.

Outros títulos que estão sendo negociados, segundo fontes, são Maria Full of Grace, de Joshua Marston, November, com Courteney Cox, da produtora independente InDigEnt, e o documentário de rock Dig!.

Garden, sobre um rapaz que volta a Nova Jersey, depois de passar dez anos longe, para acompanhar o enterro de sua mãe, provocou uma corrida entre as distribuidoras imediatamente depois de sua pré-estréia, na sexta.

A Miramax e Fox Searchlight disseram que as duas empresas vão dividir igualmente a receita mundial do filme e que estão discutindo qual delas vai distribuir o longa.

A Fox Searchlight também fechou negócio para adquirir (ao que consta por mais de 3 milhões de dólares) Napoleon Dynamite, a estréia na direção de Jared Hess, 24 anos.

Outro projeto vendido facilmente após sua recepção positiva pelo público foi o documentário sobre surfe Riding Giants, de Peralta, que estreou em Sundance na quinta-feira.

Em 2001, o mesmo diretor lançou em Sundance o documentário sobre skate Dogtown and Z-Boys. Os dois filmes foram adquiridos pela Sony Pictures Classics, que passou à frente da Fox Searchlight para consegui-los.

Segundo Matt Jacobson, vice-presidente da Quicksilver Entertainment, parcialmente responsável por financiar Giants, o filme "é o tipo de história que agrada a quase todos. E os documentários estão realmente na moda hoje em dia."

A Focus fechou negócio para comprar Diários de Motocicleta, de Walter Salles e estrelado por Gael Garcia Bernal.

Falado em espanhol, o filme é baseado no diário de Alberto Granado, que no início dos anos 1950 partiu numa viagem de motocicleta pela América Latina com Ernesto Guevara, que mais tarde se tornaria Che Guevara.

Consta que a Focus teria pago quase 4 milhões de dólares pelo filme, no qual Robert Redford trabalhou como produtor executivo.

Enquanto isso, a Lions Gate planeja lançar Open Water no verão norte-americano. O filme é baseado na história verídica de um casal de mergulhadores que são deixados para trás pela tripulação descuidada de um barco e que, para sobreviver, precisam voltar para casa nadando, atravessando um mar infestado de tubarões.

A empresa já tinha adquirido outro título de Sundance, o terror Saw, exibido na seção Park City à Meia-noite.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.