inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Em Sundance, Courteney Cox fala de "Friends"

21 de janeiro de 2004 14h45 atualizado às 14h48

Courteney Cox. Foto: AP

Courteney Cox
Foto: AP

Ser mãe não vai necessariamente modificar a carreira da atriz Courteney Cox, do seriado Friends. Mas sua vida profissional pode mudar com o filme independente em que ela acaba de estrear, November.

Veja fotos do Dia de Ação de Graças em Friends!

O trabalho foi exibido no fim de semana no Festival de Cinema Sundance, o maior ponto de encontro do cinema independente nos Estados Unidos.

Cox disse à Reuters que, depois da gravação do episódio final de Friends, esta semana, espera que sua carreira se desloque para o cinema e a produção. O seriado chega ao fim em maio, depois de dez anos no ar.

"Não sei se eu faria outra sitcom logo de cara, ou, aliás, qualquer tipo Friends.

Cox anunciou sua gravidez em janeiro e está produzindo um programa sobre design, chamado Mix it Up, para a TV a cabo. Ela diz que não sabe ao certo como o bebê vai mudar sua carreira ou sua vida com seu marido, o ator David Arquette.

"Isso é algo que nunca fiz, mas eu sou boa em encarar várias tarefas ao mesmo tempo, então tenho a impressão de que o bebê e eu vamos conseguir fazer tudo o que for preciso", disse ela.

Sua personalidade prática pode lembrar aos fãs a Monica de Friends, mas, com November, Cox ampliou sua gama de atuação, representando uma fotógrafa, Sophie Jacos, cuja vida organizada desmorona quando seu namorado é assassinado.

É apenas na cena final do filme digital, feito com orçamento pequeno, que o público fica sabendo o que aconteceu quando o namorado (James Le Gros) entra num mercadinho local, enquanto Sophie espera no carro.

A platéia só sabe que um assaltante entrou na loja e atirou em dois funcionários e no namorado de Sophie, matando-os num crime que não parece fazer sentido.

O filme divide a reação de Sophie à tragédia em três capítulos, mas a narrativa se desloca entre essas fases para mostrar como Sophie enfrenta o que aconteceu -- primeiro negando e depois aceitando o inevitável.

De acordo com o diretor Greg Harrison, November fala "da incapacidade inicial de Sophie de aceitar que sua vida mudou sem razão alguma. É sobre como tentamos passar a vida fazendo as escolhas certas, mas, em última análise, não temos controle sobre a vida."

O filme anterior de Harrison, Groove, fez sucesso em Sundance em 2000, e o jornal especializado Daily Variety o descreveu como um dos dez diretores promissores no cenário emergente norte-americano.

November foi filmado em 15 dias, por 150 mil dólares, e Harrison disse que gastou mais 150 mil na pós-produção.

Courteney Cox disse que o que a atraiu para o filme não foram o orçamento ou as técnicas relativamente novas usadas para fazer filmes digitais, mas o fato de o roteiro ser bom e o personagem representar um desafio para ela.

De certo modo a atriz está seguindo o exemplo de sua colega de Friends Jennifer Aniston, que compareceu à estréia com outra Friend, Lisa Kudrow. O longa digital Por um Sentido na Vida, que Aniston fez em 2001, ajudou a lançar sua carreira no cinema.

Courteney Cox disse que deixar Friends vai ser duro, mas é preciso. "É triste, mas já é hora de seguir em frente", explicou.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.