inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Filme brasileiro vence prêmio paralelo em Berlim

14 de fevereiro de 2004 13h18 atualizado às 14h30

Fernanda Montenegro em cena de  O Outro Lado da Rua. Foto: Berlinale/Divulgação

Fernanda Montenegro em cena de O Outro Lado da Rua
Foto: Berlinale/Divulgação

O filme brasileiro O Outro Lado da Rua, de Marcos Bernstein, e o chileno B-Happy, de Gonzalo Justiniano, ganharam hoje, sábado, na Berlinale o Prêmio da Confederação Internacional de Salas de Arte e Ensaio (Cicae) para produções fora da disputa oficial.

O júri considerou que o melhor filme exibido na seção "Panorama" foi o de Bernstein, protagonizado por Fernanda Montenegro, que ganhou o Urso de Prata de melhor atriz em 1998 por Central do Brasil, de Walter Salles, filme que obteve o Urso de Ouro.

Em O Outro Lado da Rua Fernanda Montenegro interpreta uma informante da polícia que inicia um romance com um juiz suspeito de ter matado sua mulher.

Outro júri, o da seção "Fórum", escolheu o filme chileno por considerar que este tem "uma direção, um mérito interpretativo e uma câmara especialmente convincentes, através dos quais, sem moralizar, insiste em uma esperança para a vida".

B-Happy, história dos conflitos familiares de uma garota que mora no litoral rural chileno, foi muito aplaudido em suas exibições à imprensa e ao público, sobretudo devido à excelente interpretação da protagonista, Manuela Martelli, estreante no cinema.

Por outra parte, um filme das Filipinas, Magnifico, de Maryo Delos Reyes, que conta a história de um menino de 9 anos que ajuda seus próximos a superar a experiência de uma morte na família, recebeu vários prêmios de cinema infantil, entre eles o concedido por um júri formado por meninos e meninas de Berlim.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.