> Diversão  > Cinema e DVD

  notícias por e-mail fale conosco rss  
 Especiais
Berlim 2009
Festival de Cannes
Festival de Gramado
Festival do Rio
Globo de Ouro 2009
33ª Mostra de SP
Oscar 2009

 Sites Relacionados
Fox Film
Fox Vídeo
Diversão
TV
Guia de Cidades
Séries de TV
Sonora


 Notícias por E-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail

 Fale Conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!


Cinema e DVD
Terça, 2 de março de 2004, 13h34 
Muçulmano levará "A Paixão de Cristo" à França
 
Divulgação
Cena do filme de Mel Gibson
Multimídia
Áudio e vídeo
» Assista ao trailer
Galerias de fotos
» Cenas do filme
Sites Relacionados
» Opine: o filme pode provocar o anti-semitismo?
» Especial: Quanto Vale a Imagem de Jesus
Notícias
» 'A Paixão de Cristo' lidera bilheteria na Itália
» Religiosos elogiam 'A Paixão de Cristo'
» Paixão de Cristo desperta paixão entre palestinos
» Bahrein proíbe exibição de 'A Paixão de Cristo'
» Agências de viagem exploram 'A Paixão de Cristo'
» Venezuelana morre ao assistir 'A Paixão de Cristo'
» Homem assume homicídio após ver 'Paixão de Cristo'
Últimas de Cinema & DVD
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Os cinéfilos franceses receosos de que as acusações de anti-semitismo os impediriam de assistir a A Paixão de Cristo, de Mel Gibson, vão conseguir ver o filme, sim, graças a um produtor muçulmano tunisiano que se dispôs a distribuí-lo no país.

A França, na semana passada, era percorrida por boatos segundo os quais os distribuidores nacionais iriam boicotar o filme devido ao temor de que ele possa desencadear violência anti-semita. O anti-semitismo é um problema que assombra as grandes minorias muçulmana e judaica da França há vários anos.

O jornal Le Figaro anunciou na nesta terça-feira que A Paixão vai estrear na França em 2 de abril, dois dias depois de chegar aos cinemas da Espanha e pouco antes de ser lançado nas vizinhas Itália e Alemanha.

Tarak Ben Ammar, um produtor importante que possui vínculos de negócios com o magnata da mídia Rupert Murdoch e o primeiro-ministro italiano, Silvio Bersluconi, disse a jornalistas que o filme ressalta o perdão e atribui a culpa pela morte de Cristo aos romanos, mais do que aos judeus.

"Considerei que é meu dever, como muçulmano que acredita em Jesus, que respeita e que foi criado nas três religiões monoteístas, fazer com que este filme seja exibido aos franceses e permitir que julguem por eles próprios", disse Ammar à televisão TF1 na noite de segunda-feira.

"Quando assisti ao filme, duas semanas atrás, fiquei profundamente comovido. O trabalho mostra o que Cristo realmente sofreu em suas últimas horas de vida", disse o produtor ao Le Figaro, em observações publicadas nesta terça-feira.

"É um longa-metragem poderoso e não é nada anti-semita, como verão os espectadores", disse Ben Ammar, explicando que as críticas que precederam a estréia de A Paixão, nos EUA, na semana passada, se basearam num roteiro preliminar, não na versão final.

Ben Ammar disse à TF1 que três anos atrás discutiu com Mel Gibson a possibilidade de produzir o filme na Tunísia, seu país natal, mas que os ataques de 11 de setembro nos EUA inviabilizaram a idéia, de modo que o longa acabou sendo feito na Itália.

"É um filme contra o fundamentalismo", disse o produtor. Defendendo a violência explícita que Gibson mostra na tela, ele acrescentou: "Gibson quis mostrar a barbárie dos romanos, porque foram os romanos que mataram Cristo."

Na década de 1970, Ben Ammar produziu Jesus de Nazaré, de Franco Zeffirelli, e O Messias, de Roberto Rossellini. Ele também participou da produção de filmes como as séries Guerra nas Estrelas e Caçadores da Arca Perdida.

Nascido na Tunísia, ele estudou em Georgetown, uma importante universidade católica norte-americana, e hoje mora em Paris.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade