inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Festival de Gramado 2008 homenageia Renato Aragão

01 de julho de 2008 10h27 atualizado em 28 de julho de 2008 às 14h45

O 36º Festival de Gramado, que acontece entre os dias 10 e 16 de agosto deste ano, vai homenagear Renato Aragão, anunciou seus organizadores nesta terça-feira.

» Assista a trailers inéditos

O evento reconhece o humorista por seus 40 anos de carreira e 47 participações em filmes com a Homenagem Especial do Festival de Gramado, que será concedida pela primeira nesta edição.

"Renato Aragão estará na abertura do Festival de Gramado, fazendo a sua presença inédita no festival. Ele estará completando quase 30 milhões de espectadores nos filmes que produziu - um número impressionante", disse o presidente do festival, Alemir Coletto.

O troféu Oscarito, oferecido pela Vivo, vai ser entregue a Walmor Chagas, que atuou em clássicos do cinema nacional como Beto Rockfeller (1970), de Olivier Perroy, e São Paulo S/A (1965), de Luís Sérgio Person. "O Walmor Chagas tem uma historia espetacular de dezenas de filmes, é um nome que merece com certeza o nosso aplauso. Ele ainda não tinha recebido uma distinção depois de tantas participações no festival", afirmou Coletto.

O prêmio Eduardo Abelin deste ano vai para o cineasta Júlio Bressane, de Matou a família e foi ao cinema, de 1969, enquanto o Kikito Cristal homenageará o cubano Julio Garcia Espinosa.

Fora da competição oficial, Dias e Noites, de Beto Souza, vai abrir o festival. O filme, baseado em uma história real, conta com Antônio Calloni, Naura Schneider, Marcela Muniz e José de Abreu no elenco.

Os curadores selecionaram 11 longas metragens - seis nacionais e cinco estrangeiros. Dos brasileiros, o documentário Pathanam, de Eryk Rocha, é o único filme de não-ficção. Os filmes estrangeiros que estarão no festival serão divulgados até o dia 14 de julho.

Além disso, 12 curtas nacionais competirão no festival e 17 curtas gaúchos na mostra regional. De acordo com o curador José Carlos Avellar, a organização do festival quis escolher filmes que representassem o momento do cinema brasileiro atual. "Foram escolhidos filmes que permitem espelhar a produção contemporânea. Filmes realizados em película e em digital", disse.

Formato
Segundo o presidente do Festival de Cinema de Gramado, Alemir Coletto, será mantido o formato do evento da edição passada, com exibições de curtas em sessões gratuitas pela tarde. Serão quatro sessões: curtas-metragens às 17h, longas estrangeiros às 19h30, longas nacionais às 22h e longas que estão fora da competição à 0h.

Confira os filmes selecionados:

Longas Nacionais
Juventude, Domingos Oliveira
Nome Próprio, Murilo Salles
Vingança, Paulo Ponf
A Festa da Menina Morta, Matheus Natchtergaele
Neto e o Domador de Cavalos, Tabajara Ruas
Pathanam, Eryk Rocha

Curtas Nacionais
Areia, Caetano Gotardo
Blackout, Daniel Rezende
Booker Pittman, Rodrigo Grota
Dossiê Rê Bordosa, César Cabral
Espalhadas pelo Ar, Vera Egito
Hiato, Vladmir Seixas
Homens, Lúcia Caus e Bertrand Lira
Noite de Domingo, Rodrigo Hinrichsen
Presidente dos Estados Unidos, Camilo Cavalcante
Osório, Heloísa Passos e Tina Hardy
Subsolo, Jaime Lerner
Um Ridículo em Amsterdã, Diogo Gozze

Redação Terra