inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Protesto termina e filmes partem para Festival de Cannes

08 de maio de 2004 12h56 atualizado às 12h51

As cópias dos filmes que serão exibidos no Festival de Cinema de Cannes saíram de Paris e chegarão a tempo para o evento, apesar do bloqueio promovido por cerca de 100 trabalhadores temporários do mundo do espetáculo à saída de caminhões que transportariam os rolos.

Segundo confirmou neste sábado um porta-voz do festival, que começa na próxima quarta-feira no balneário da Côte d'Azur, os filmes "saíram" na noite passada da região de Paris, a caminho de Cannes.

Os trabalhadores temporários do mundo do espetáculo, que exigem a anulação da reforma de seu seguro-desemprego, impediram na noite desta sexta a saída dos caminhões para Cannes na sede da empresa encarregada do transporte.

Entre os filmes que quase ficaram retidos se encontra A Má Educação, de Pedro Almodóvar, que abrirá o Festival de Cannes na próxima quarta-feira. Segundo a direção do evento, outros rolos chegaram em Cannes antes.

Os protestos contra a reforma do seguro-desemprego levaram no verão europeu do ano passado ao cancelamento de grandes importantes festivaisl culturais e a vários protestos.

O primeiro-ministro francês, Jean-Pierre Raffarin, rejeitou na segunda-feira o pedido dos trabalhadores temporários do setor para que a reforma seja suspensa ou anulada. Ao mesmo tempo, advertiu a eles que não tomem nenhum festival como "refém".

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.