O diretor Kore-eda Hirokazu e o elenco de Daremo Shiranai
Foto: Reuters
O longa japonês narra a história de quatro crianças que vivem tranquilamente com sua mãe em um apartamento em Tóquio. Todos são filhos de pais diferentes e jamais foram à escola.
Até mesmo o proprietário do imóvel ignora a existência de três delas.
Um dia, a mãe desaparece deixando um pouco de dinheiro e um bilhete ao filho mais velho pedindo para que cuide de seus irmãos. Assim começa uma nova vida para quatro crianças deixadas à sorte.
Em seu pequeno mundo, os meninos têm que estabelecer suas próprias regras. Quando eles enfrentam o mundo exterior, o delicado equilíbrio que tinham conseguido preservar vem abaixo.
O filme, cujas rodagens começaram no outono de 2002 (primavera no Hesnisfério Sul) e prosseguiram até o verão de 2003, ao longo de quatro estações, está estruturado sobre esta dimensão temporal, como se cada período de três meses correspondesse a um dos meninos.
Os atores em cena não são profissionais e o diretor tenta apagar ao máximo as noções de ficção e documentário do longa, que registra minuciosamente a evolução dos sentimentos das crianças.
Segundo disse Kore-eda Hirokazu depois da exibição de seu filme, seu objetivo foi não somente denunciar o universo das crianças abandonadas, mas mostrar a doçura e a beleza da infância.
Esse é o quarto longa-metragem do diretor japonês, que nasceu em Tóquio no ano de 1962. Com seu primeiro filme de ficção, Maborosi, Kore-eda Hirokazu ganhou o Osella de Ouro de melhor diretor no Festival Internacional de Veneza de 1995.
Seu segundo filme, "After Life", de 1999, foi um grande sucesso comercial no mundo todo. O terceiro, Distance, foi selecionado para concorrer à Palma de Ouro de Cannes em 2001.
Já Le Conseguenze dell'Amore, em parte como Nobody Knows, é um filme sobre a solidão. Neste caso, o protagonista é um homem de aproximadamente 50 anos.
Apesar de ser do sul da Itália, ele vive há oito anos em um quarto de hotel numa pequena cidade suíça. Aparentemente, não trabalha. Só fuma, fica em silêncio e observa.
Evidentemente, ele tem um segredo. O longa, que começa como uma espécie de estudo psicológico de um personagem curioso, se transforma em um filme noir, com roubos e assassinatos incluídos.
Após a projeção, Sorrentino disse que teve a idéia da história quando, num hotel no Brasil, se deparou com um homem que aparentemente não fazia nada, só bebia cerveja, embora aparentasse ser um empresário.
"Gostava de imaginar um personagem que tinha sua vida roubada por alguém", destacou, e como, paralelamente, devorava ensaios sobre a Cosa Nostra siciliana, tudo se misturou e surgiu a história".
O protagonista do filme de Sorrentino trabalha para a máfia mas não é um mafioso. Se droga, mas também não é um viciado de verdade. É alguém ambíguo, que está com um pé dentro e outro fora da vida.
O ator principal, Toni Servillo, compõe um personagem inesquecível, mas de maneira sutil, sem afetação. Elé, além de intérprete, é diretor de cinema e teatro.
Acompanham Servillo em seu trabalho Olivia Magnani, Adriano Giannini, Raffaele Pisu e Angela Goodwin.
Sorrentino nasceu em Nápoles em 1970 e escreveu vários roteiros para o cinema. Le Conseguenze dell'Amore é seu segundo longa-metragem. O primeiro, L'Uomo in Più, obteve vários prêmios, nos festivais de Annency, Angers, Sevilha, Turim, Salerno e Buenos Aires.
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