Brad Pitt congestionou a entrada do tapete vermelho durante a apresentação de seu mais novo filme, intitulado Tróia
Foto: Reuters
Movida em parte por considerações econômicas, a capital mundial do cinema descobriu que o festival glamouroso que acontece anualmente na Riviera francesa é, afinal de contas, um ótimo lugar para expor seus produtos.
Cannes sempre teve a reputação de acolher o cinema mundial, não apenas o norte-americano, além de destacar filmes frequentemente intensos, "de arte", situados do lado oposto do espectro em relação aos filmões comerciais de Hollywood.
No passado, grandes astros americanos como Robert Mitchum e Edward G. Robinson chegaram a ir a Cannes, mas os estúdios de Hollywood nunca demonstraram grande apreço pelo festival, que ocorre anualmente há 57 anos.
Mas essa situação está mudando.
Houve época em que o verão marcava a chegada aos EUA dos grandes lançamentos do cinema, que chegavam ao mercado internacional mais tarde.
Entretanto, à medida que a pirataria foi se transformando em preocupação premente, os estúdios começaram a optar por lançamentos simultâneos em todo o mundo, para evitar que os piratas consigam cópias antecipadas e vendam os filmes nos países em que estes ainda não estrearam.
Isso requer que os estúdios façam uma grande campanha publicitária, em lugar de diversas campanhas separadas em cada país.
E isso, por sua vez, torna mais tentador o público cativo de 5 mil jornalistas do show business reunidos por quase duas semanas na cidade litorânea francesa de Cannes.
O festival francês se tornou uma oportunidade ideal para os magnatas do cinema enviarem seus grandes astros para promover seus filmes mais recentes.
Na quinta-feira foi a vez de Brad Pitt promover o épico Tróia, com exibição do longa e coletiva de imprensa na sequência.
No ano passado, a maior atração foi Keanu Reeves, divulgando a sequência de Matrix.
Na verdade, os cineastas de Hollywood estão chegando ao ponto de nem esperar que seus filmes tenham sido concluídos: às vezes estão vindos a Cannes armados apenas de clipes provisórios.
O diretor Peter Jackson deu ao mundo seu primeiro vislumbre da trilogia O Senhor dos Anéis com um trailer de 20 minutos exibido em Cannes.
Este ano, Will Smith e Angelina Jolie irão a Cannes para apresentar o trailer do novo desenho animado Shark's Tale, no qual trabalham como dubladores. O filme só será lançado em outubro.
Também o festival se beneficia da nova mentalidade vigente em Hollywood.
Depois de a seleção de filmes do ano passado ter sido universalmente criticada por sua mediocridade, Cannes está recebendo os grandes nomes de braços abertos.
Pois, como concluiu sem meias-palavras o presidente do Festival de Cannes, Gilles Jacob: "As pessoas já não toleram mais os filmes entediantes".
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