Kátia Lund
Foto: IstoÉ
Produzido pelos italianos Chiara Tilesi e Stefano Veneruso, ao lado da atriz Maria Grazia Cucinotta (a estrela de O Carteiro e o Poeta), o empreendimento renderá um longa-metragem de ficção, com sete segmentos, cada um deles dirigido por um cineasta de um país diferente, todos versando em torno de temas ligados às crianças. A iniciativa tem o apoio do Unicef e do Fundo para Alimentação Mundial da ONU.
O segmento dirigido por Kátia Lund (co-diretora de Cidade de Deus e Notícias de uma Guerra Particular) já tem argumento definido e até o título, que será Bilu e João.
A história descreve um dia na vida de dois meninos que lutam pela sobrevivência nas ruas de São Paulo, catando papéis, madeira e metais que as pessoas jogam fora. Mas não falta imaginação na maneira como a dupla enfrenta esta árdua jornada de trabalho incerto, sem família ou proteção adequados.
Os demais diretores já escolhidos para o projeto são: John Woo (Hong Kong); Ridley Scott e sua filha, Jordan Scott (Inglaterra); Mehdi Charef (África); Emir Kusturica (Sérvia-Montenegro); Stefano Veneruso (Itália).
Dos seis nomes já escolhidos, somente o chinês John Woo ainda não finalizou sua história. Mas é quase certo que será sobre educação. "Este é um assunto importantíssimo em meu país hoje", destacou.
Ainda falta ser definido o sétimo nome do time de cineastas. As filmagens devem acontecer entre julho de 2004 e junho de 2005, cabendo a distribuição internacional do filme à Adriana Chiesa Enterprises (Itália).
Segundo a produtora Chiara Tilesi, o orçamento final da produção ainda está sendo fechado. "Cada segmento terá um orçamento diferente, devido às condições de filmagem em cada país", explicou. Mas frisou que o lucro obtido pelas vendas e exibição internacionais deste filme serão totalmente comprometidos em benefício de crianças em todo mundo através do Unicef.
- Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.