inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Uruguaio "Uísque" vence prêmio em Cannes

21 de maio de 2004 19h06

Os diretores uruguaios Pablo Stoll e Juan Pablo Rebella receberam nesta sexta-feira o prêmio "Um Olhar Original" do Festival de Cannes com Uísque, uma co-produção com Espanha, Argentina e Alemanha que ganhou também o prêmio Fipresci, da critica internacional.

Uísque era um dos 21 filmes apresentado em Cannes, dentro da seção oficial "Um Certo Olhar" -que não compete pela Palma de Ouro-, cujo grande prêmio foi para o filme "Moolaade", do senegalês Ousmane Sembene.

"Foi um dia muito estranho, porque estávamos almoçando e nos chamaram para dizer que tínhamos conquistado o prêmio Fipresci. Vinte minutos depois, voltaram para nos falar que tínhamos recebido o prêmio no ´Um Certo Olhar´", disse Pablo Stoll.

"Isto é muito mais do que esperávamos, é algo excelente para nós," acrescentou.

O filme "agradou ao público. Olha de uma forma original para uma história contada mil vezes, que é a de um casamento falso", explicou.

Perguntado pela situação do cinema em seu país, Pablo Stoll afirmou que "no Uruguai são feitos entre dois e três filmes num bom ano, mas faz 10 anos que não se produzia quase nenhum filme."

"Não há nenhum tipo de apoio do Estado e só um apoio da prefeitura de Montevidéu", acrescentou Stoll, que junto com Juan Pablo Rebella produz agora "La Perrera", que estará pronto no final do ano.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.