inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

"Diários" ganha mais um prêmio em Cannes

22 de maio de 2004 08h35 atualizado às 08h35

Walter Salles com os atores Mia Maestro e Gael García Bernal em Cannes. Foto: Reuters

Walter Salles com os atores Mia Maestro e Gael García Bernal em Cannes
Foto: Reuters

O Prêmio do Júri Ecumênico do Festival de Cannes 2004 foi atribuído neste sábado a Diários de Motocicleta, do diretor brasileiro Walter Salles.

Filme é um dos favoritos à Palma
Opine: Diários tem chances de ganhar a Palma de Ouro?
Assista ao trailer do filme

"Assistimos no filme à gênese da vocação desta figura emblemática do revolucionário ávido de justiça. É algo que atrairá a atenção para um continente em que os problemas sócio-políticos ainda não foram resolvidos", afirmou o júri em seus comentários.

O Prêmio do Júri Ecumênico é um dos concedidos paralelamente à premiação oficial do festival. O júri foi presidido pelo australiano Peter Malone e, entre seus seis membros, figuravam ainda o brasileiro Cireneu Kuhn e o peruano Stephan Kaspar.

Ontem, sexta-feira, Diários de Motocicleta, estrelado pelo mexicano Gael García Bernal, recebeu o Prêmio François Chalais 2004, concedido pelo Ministério da Cultura francês e pelo Centro Nacional de Cinematografia da França, no Festival de Cannes. Dentro da mesma premiação, o chileno Andrés Wood recebeu "menção especial" por seu filme Machuca.

Já o filme uruguaio Uísque, de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, ganhou também na sexta-feira o prestigiado prêmio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica (Fipresci), correspondente à sessão Um Certo Olhar.

Na sessão competitiva oficial, o vencedor do prêmio foi Farenheit 9/11, do americano Michael Moore.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.