| Reuters |
 |
| Walter Salles com os atores Mia Maestro e Gael García Bernal em Cannes |
 |
|
|
|
|
|
|
O Prêmio do Júri Ecumênico do Festival de Cannes 2004 foi atribuído neste sábado a Diários de Motocicleta, do diretor brasileiro Walter Salles.
Filme é um dos favoritos à Palma
Opine: Diários tem chances de ganhar a Palma de Ouro?
Assista ao trailer do filme
"Assistimos no filme à gênese da vocação desta figura emblemática do revolucionário ávido de justiça. É algo que atrairá a atenção para um continente em que os problemas sócio-políticos ainda não foram resolvidos", afirmou o júri em seus comentários.
O Prêmio do Júri Ecumênico é um dos concedidos paralelamente à premiação oficial do festival. O júri foi presidido pelo australiano Peter Malone e, entre seus seis membros, figuravam ainda o brasileiro Cireneu Kuhn e o peruano Stephan Kaspar.
Ontem, sexta-feira, Diários de Motocicleta, estrelado pelo mexicano Gael García Bernal, recebeu o Prêmio François Chalais 2004, concedido pelo Ministério da Cultura francês e pelo Centro Nacional de Cinematografia da França, no Festival de Cannes. Dentro da mesma premiação, o chileno Andrés Wood recebeu "menção especial" por seu filme Machuca.
Já o filme uruguaio Uísque, de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, ganhou também na sexta-feira o prestigiado prêmio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica (Fipresci), correspondente à sessão Um Certo Olhar.
Na sessão competitiva oficial, o vencedor do prêmio foi Farenheit 9/11, do americano Michael Moore.
|