Como parte do Anima Mundi 2004, a organização do festival convidou 12 nome do mundo da animação para o evento:
Convidados
Tim Hill
"Desenvolvimento e Redação de Roteiros para Séries
Animadas de TV" é o workshop que o roteirista do desenho animado
Bob Esponja, o americano Tim Hill, promove durante o Anima Mundi. O encontro é voltado
principalmente para profissionais com experiência em roteiros, story
boards, filmes e vídeos narrativos de curta-metragem em cinema ou animação.
Tim trabalha como editor de roteiros dos seriados animados Bob Esponja, da
Nickelodeon, e Kenny, the Shark, do Discovery Channel. Recentemente, concluiu
o trabalho de edição de roteiro para o longa-metragem Bob Esponja
e de direção de Whoopi's Littleburg, um programa de bonecos para
Nick Junior (Nickelodeon), estrelado por Whoopi Goldberg.
Ele iniciou sua carreira como escritor e roteirista de seriados cômicos
com atores para a Nickelodeon e MTV. Foi editor de roteiros para o seriado
animado Rocko's, da Nickelodeon; ajudou a desenvolver o seriado Bob Esponja;
produziu, escreveu e dirigiu a série animada de bonecos Action League
Now e os longas-metragens Muppets from Space e Max Keeble's Big Move.
Dick Arnall
Alguns dos mais inventivos filmes de animação europeus das últimas
décadas têm pelo menos uma coisa em comum: o nome do produtor
inglês Dick Arnall. Aí incluem-se trabalhos de diretores como
Ruth Lingford, Jo Ann Kaplan, Tim Webb e Marjut Rimminen. Sua produtora,
a Finetake de Londres, tem uma longa trajetória no cinema de animação.
Em 1967, aos 23 anos, Arnall idealizou o primeiro festival do Reino Unido
inteiramente dedicado à animação internacional, o Cambridge
Animation Festival. No início da década seguinte, produziu
os primeiros filmes de diretores como Paul Vester, Geoff Dunbar e Gillian
Lacey.
Arnall, um especialista em tecnologias digitais, tem sido um incentivador
do desenvolvimento de novas técnicas de animação e da
conjugação com imagens filmadas ao vivo. Exemplo disso é Home
Road Movies, vencedor do Cartoon d´Or de melhor animação
européia de 2001 e de grandes prêmios em Annecy e Ottawa: uma
história familiar onde o ator Bill Paterson interage com uma computação
3D cheia de originalidade e atmosfera.
Desde 1990, Arnall vem desafiando as fronteiras da animação
através do projeto animate!, patrocinado pelo Arts Council England
e o Channel 4. Produzindo, debatendo e exibindo curtas experimentais, o animate!
já viabilizou mais de 70 filmes autorais, entre os quais Feeling My
Way, de Jonathan Hodgson, outro convidado desta edição de Anima
Mundi. Em 2000, a Finetake assumiu integralmente a produção
do projeto.
Dick Arnall apresenta o "Papo Animado", uma retrospectiva dos filmes
que produziu pelo Channel 4 e a palestra Produção Autoral para
a TV.
Jonathan
Hodgson
Logo depois de concluir seus estudos na Liverpool Polytechnic e no Royal
College of Arts, Jonathan Hodgson recebeu sua primeira encomenda de animação:
um filme sobre desarmamento nuclear para as Nações Unidas,
co-dirigido por Susan Young. Desde então, a trajetória de Hodgson
manteve dois traços marcantes: a presença de temas graves e
uma freqüente colaboração de Susan.
Em sua visita ao festival, Hodgson vai, entre outras coisas, explicar as
razões de sua predileção por assuntos que têm
aumentado o alcance do filme animado desde a década de 1980. Em seus
filmes, há espaço para casos de esquizofrenia em família,
personagens bêbados saídos de poema de Charles Bukowski, reações
do inconsciente às instabilidades da vida urbana etc. Para Hodgson,
a animação passa bem longe de bichinhos falantes e piadas triviais.
Sua técnica também distingue seu repertório. Boa parte
de seu trabalho pode ser definido como colagens animadas, onde imagens ao
vivo, desenho tradicional e criações digitais dialogam de maneira
pessoal, arrojada e incisiva. Seu currículo abrange não só trabalhos
autorais, como também comerciais, aberturas de TV e videoclipes, ao
longo de 19 anos de carreira profissional. Ele já fundou duas produtoras,
a extinta Bermuda Shorts e a Sherbet, de Londres, onde atualmente trabalha
e produz outros diretores.
Konstantin
Bronzit
Konstantin Bronzit já é conhecido do público de Anima
Mundi. Seus filmes Bout du Monde?, cujo os moradores uma casinha no numa
colina triangular tentam se equilibrar; The God, em que uma divindade oriental
tentar se livrar de uma mosca; e Die Hard, uma paródia ao filme Duro
de Matar, já fizeram sucesso e foram premiadas em edições
passadas do festival Konstantin Bronzit nasceu em São Petersburgo,
em 1965. Depois de formar-se em Artes e Design, passou bastante tempo desenhando
para filmes de divulgação científica e fazendo cartuns
para a imprensa. Sua carreira se deslanchou internacionalmente após
1989. Enquanto fazia seus primeiros filmes autorais, Bronzit levava cerca
de 20 prêmios para cartum de diversos países.
No cinema, não foi muito diferente. Foram dele os Grandes Prêmios
do Festival de Annecy de 1995 e 1997, além dos prêmios do público
e especial do júri na edição de 1999. Au Bout du Monde,
realizado durante uma residência no estúdio francês Folimage,
levou quase 70 prêmios internacionais e chegou a ser indicado para
o Prêmio César. The God esteve na Quinzena dos Realizadores
de Cannes.
Atualmente, Konstantin está dirigindo seu mais novo curta-metragem,
Lavatory Love Story, e seu primeiro longa, The New and Improved and Totally
True legend of Alosha Popovich, realizado por seu estúdio, Melintsa.
Konstantin apresenta o "Papo Animado" e uma retrospectiva de sua
obra.
Lejf
Marcussen
A principal característica da obra de Lejf Marcussen é o caráter
experimental. Ele já foi chamado de "compositor de filmes" por
se apoiar principalmente em estruturas musicais, onde texto e narrativa se
perdem diante do não-verbal. Marcussen não recorre apenas à música ¿ seja
uma sinfonia de Carl Nielsen, sejam excertos de Haendel, Beethoven etc ¿,
mas também ao caos sonoro das transmissões em ondas curtas,
aos ruídos eletrônicos de hospitais modernos. Ou mesmo a misturas
musicais criadas em computador.
A partir desses elementos, Marcussen cria interpretações visuais
fascinantes, às vezes animadas por um humor surrealista. Alguns críticos
sentem as influências de Norman McLaren e de Jacques Tati na obra de
Marcussen.
Nascido em Aabenraa, Dinamarca, em 1936, Marcussen formou-se em Copenhagen,
onde trabalhou como designer gráfico na TV pública. Nessa mesma época,
no começo dos anos 1970, que ele começou aproveitar as horas
vagas para realizar pequenos filmes de animação sem roteiro,
que ele mesmo compara à "arte moderna e música absoluta".
Entre 1977 e 1984, manteve o estúdio Form-atelier, junto com outros
animadores experimentais.
Em 1990, o Festival de Animação de Ottawa lhe concedeu o Prêmio
Norman McLaren. Retrospectivas de seus filmes já foram exibidas vários
continentes, chegando agora também ao Brasil.
Marcussen apresenta o Papo Animado e uma retrospectiva de sua obra.
Flávio
del Carlo
Para as novas gerações, o currículo de Flávio
Del Carlo é o de um veterano. Mas diante de seus trabalhos, ainda
lembra o garoto cheio de idéias que despontou, como outros tantos
animadores brasileiros, na velha bitola Super-8 nos anos de 1970.
Sua carreira tem sido das mais diversificadas. Bem-sucedido na publicidade
desce cedo, pilotou campanhas como a dos televisores Semp Toshiba na década
de 90, a cargo de sua produtora na época, a Flip Filmes. No cinema,
criou e animou as seqüências de abertura dos longas Patriamada,
de Tizuka Yamasaki, e Jânio a 24 Quadros, de Luiz Alberto Pereira.
Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de André Klotzel,
concebeu os cenários surrealistas que se materializam nas seqüências
de sonho do personagem principal.
Del Carlo é também cenógrafo, diretor de arte, desenhista
e ilustrador. Ele ilustrou o livro infantil Dr. Alexis e os Reis de Angra,
escrito por Rita Lee, e também trabalhou para a revista infantil Gato
Xadrez. Na televisão, como diretor de arte e animador, emprestou seu
estilo pop para programas como Rá-Tim-Bum, Glub-Glub e Castelo Rá-Tim-Bum.
Atualmente, a Cinema Animadores, produtora de animação voltada
para o mercado de publicidade e de entretenimento, planeja a estréia,
em 2005, de Figurinhas Carimbadas, primeira série de TV concebida
e dirigida por Del Carlo.
Em meio a tantas atividades, é no filme autoral que Flavio Del Carlo
encontra o caminho para a expressão de suas idéias. Paulicéia,
Tzumbra Tzuma e Squich! são alguns de seus filmes mais conhecidos.
Flávio, homenageado brasileiro da 12ª edição de
Anima Mundi, apresenta o "Papo Animado" e uma retrospectiva de
sua obra.
Carlos
Luzzi
Um dos profissionais mais promissores da nova geração, Carlos
Luzzi, 25 anos, é animador efetivo na Daniel Messias Cinema de Animação,
estúdio do qual saíram personagens da publicidade nacional,
como o Frango da Sadia; Chester Cheetos da Elma Chips; Tony, o tigre da Kellogg´s,
e a hiena do Unibanco, entre outros.
Luzzi não se lembra quando surgiu a paixão pelo desenho, mas
a afinidade com os traços apareceu cedo, antes mesmo de aprender a
escrever. Desde garoto, freqüentava oficinas de quadrinhos em Curitiba,
sua cidade natal. Formado em design gráfico, partiu para os Estados
Unidos, onde completou sua formação de designer com o artista
Glen Vilppu. Atualmente, empresta seu talento a diversos clientes da Daniel
Messias Cinema de Animação, incluindo vários trabalhos
feitos para o Cartoon Network.
Carlos
Tureta
No organograma do Cartoon Network, o paranaense Carlos Tureta aparece como
diretor de áudio. Mas para quem assiste ao Cartoon, Carlos é conhecido:
ele é "A Voz" do canal. Com uma entonação
tão particular e narrando as chamadas do canal desde a estréia
no Brasil em 1993, a voz de Tureta já se tornou praticamente uma marca
registrada do Cartoon Network.
Além de supervisionar as operações relacionadas à adaptação,
locução e criação de efeitos sonoros especiais
para a América Latina, Tureta é o tipo de pessoa que parece
ter idéias borbulhando na cabeça o tempo todo. Com sua participação,
saíram do papel para a televisão projetos como Terra à Vista,
novela em animação que homenageou os 500 anos do Brasil; Copa
Toon, o tributo do canal ao futebol, com participação de jogadores
como Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos; e várias
paródias que passam durante os intervalos da programação.
Um dos projetos atuais de Tureta é Made in Brasil, iniciativa de animação
nacional da Daniel Messias Cinema de Animação em conjunto com
o Cartoon Network.
Manoel
de Jesus Carvalho Baptista
Manoel de Jesus Carvalho Baptista é diretor do Cinanima - Festival
Internacional de Animação de Espinho. Ele vem ao Anima Mundi
apresentar uma retrospectiva de filmes que foram destaque em 28 anos de festival.
Uma seleção dos filmes escolhidas por ele mesmo em que se destaca
a retomada da animação autoral de Portugal.
Isabel
Herguera
Isabel Herguera é diretora da Animac - Mostra Internacional de Cine
d¿Animació de Lleida, na Catalunha e curadora a Retrospectiva
Animac, sessão especial de Anima Mundi, que traz um panorama da atual
produção independente da Espanha.
A Animac foi criada há oito anos com o objetivo de estreitar laços
entre a animação e outras disciplinas artísticas. Hoje é um
festival rigoroso, dinâmico e acolhedor para quem faz e para quem curte
a imagem animada.