PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Festival de Veneza começa com dois filmes brasileiros

1 set 2009 - 16h31
(atualizado às 17h36)
Compartilhar

O 66º Festival Internacional de Cinema de Veneza começa nesta quarta-feira (2), com dois filmes brasileiros na programação e a exibição de

'O Teu Sorriso', de Pedro Freire
'O Teu Sorriso', de Pedro Freire
Foto: Divulgação
Baaría

, do vencedor do Oscar Giuseppe Tornatore e primeira produção italiana a abrir o evento em 20 anos.

» Filho de Herson Capri compete em Veneza

» Confira os selecionados do Festival de Veneza

Os dois filmes do Brasil selecionados para o festival são o curta O Teu Sorriso, de Pedro Freire, e o longa Insolação, de Felipe Hirsch e Daniela Thomas. Além de integraram a mostra Horizonte, não competitiva e que busca apresentar um panorama do cinema mundial, os dois filmes têm o ator Paulo José no elenco.

Sobre a produção escolhida para abrir o festival, que acontece de 2 a 12 de setembro, Tornatore, seu diretor, diz que ela revisita as melhores contribuições que a Itália já deu para o cinema.

O longa traz uma história que evoca "uma sonoridade antiga, uma fórmula mágica", destaca o cineasta, segundo quem o filme lembra um pouco alguns de seus maiores sucessos, como Cinema Paradiso, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1989, e Malena (2000).

Baaría, que vai concorrer ao Leão de Ouro, é a segunda participação de Tornatore no Festival de Veneza. Em 1995, com O Homem das Estrelas, o diretor ganhou o Prêmio Especial do Júri.

Este ano, mais uma vez, a disputa promete ser difícil.

Entre os 23 longas que o júri liderado pelo diretor taiuanês Ang Lee terá que avaliar estão, por exemplo, o ácido documentário Capitalismo: Uma História de Amor, do americano Michel Moore, e o realista "Soul Kitchen", do alemão Fatih Akin.

Na briga, estão ainda o francês Persécution, de Patrice Chéreau e com Charlotte Gainsbourg (Anticristo) como protagonista, e Bad Lieutenant: Port of call New Orleans, que muitos consideram uma versão do alemão Werner Herzog para Bad Lieutenant, do americano Abel Ferrara.

Survival of the Dead, com o terror tão caro às produções de George Romero, e Life During Wartime, apresentado como uma "continuação" ou uma "variação" do premiado Felicidade, são outros fortes competidores.

Mas um nome que tem chamado bastante atenção entre os concorrentes ao principal prêmio do festival é o do estilista americano Tom Ford, que apresentará no Lido seu primeiro trabalho como diretor: A Single Man, uma adaptação de um romance de Christopher Isherwood, com Julianne Moore e Colin Firth no elenco.

Já entre os títulos menos badalados, mas que pode surpreender, está The Road. A produção, em que John Hillcoat adapta uma obra do sempre difícil Cormac McCarthy, conta uma história pós-apocalíptica protagonizada por Viggo Mortensen e Charlize Theron.

E como não poderia deixar de ser, a lista da mostra competitiva traz vários filmes italianos, como Lo Spazio Bianco (Francesca Comencini), La Doppia Ora (Giuseppe Capotondi) e "Il Grande Sogno", do também ator Michele Placido.

Outro ator-diretor, neste caso japonês, Shinya Tsukamoto vai apresentar Tetsuo the Bullet Man. A Ásia também se faz presente com Yi Ngoi (Pou-Soi Cheang), e Lei Wangzi (Yonfan), ambos de Hong Kong, e Ahasin Wetei, do cingalês Vimukhti Jayasundara.

Do Oriente Médio, foram selecionados Al Mosafer, do egípcio Ahmed Maher (Egito), e "Levanon", do israelense Samuel Maoz.

Os concorrentes ao Leão de Ouro serão o veterano francês Jacques Rivette (39 Vues du Pic Saint Loup), sua compatriota Claire Denis (White Material), o belga Jaco van Dormael (Mr. Nobody) e a austríaca Jessica Hausner (Lourdes).

EFE   
Compartilhar
Publicidade