inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Chris Hemsworth, o Thor do cinema, conversa com o 'Terra'

30 de abril de 2011 13h48

Chris Hemsworth é o grandalhão que vive o personagem da HQ. Foto: Divulgação

Chris Hemsworth é o grandalhão que vive o personagem da HQ
Foto: Divulgação

Chris Hemsworth derrotou cerca de 500 candidatos (inclusive o irmão, Liam) até conseguir o papel de protagonista de Thor. Músculos para isso ele tem. "Malhei muito para me preparar. O treinamento foi tão intenso que eu me sentia mais atleta do que ator", contou o australiano de 27 anos, 1m92 de altura e quase 100 quilos ("ganhei cerca de 10 quilos só de massa muscular"). O resultado pode ser conferido em 3D, na superprodução de US$ 150 milhões dirigida por Kenneth Branagh que estreou nesta sexta-feira (29) nos cinemas.

» 'Thor' acerta nas explosões mas perde ritmo na edição
» Veja Thor e outros saradões do cinema
» Alugue ou Compre Vídeos no Terra Video Store
» Assista a trailers de cinema
» vc repórter: mande fotos e notícias

Na trama, Thor, personagem da Marvel Comics inspirado na mitologia nórdica, é banido de Asgard por seu pai (Anthony Hopkins), por iniciar uma guerra desnecessária. Ao ser enviado à Terra, o Deus do Trovão aprende a se comportar como herói e ainda se apaixona por bela cientista (Natalie Portman). Leia, a seguir os principais trechos da entrevista concedida em Londres, onde o loiro de olhos azuis monopolizou as atenções ao pisar no lobby do luxuoso hotel Claridge's.

Você se sentiu intimidado, diante da missão de convencer nas telas como um herói mitológico?
Sim, afinal a história em quadrinhos foi lançada há quase 50 anos (em 1962). Ainda há uma base de fãs dedicados e muita mitologia gravitando ao redor do personagem. Mas todo o trabalho exaustivo que eu tive de fazer para conseguir o papel me fez superar a ansiedade. Não pensei em mais nada assim que segurei o martelo (o símbolo da força de Thor, chamado de Mjölnir), que era bem pesado (risos).

Você é pouco conhecido pelo público internacional (nos EUA, até então ele só tinha feito pontas em filmes como Star Trek e A Trilha). Foi difícil conseguir o papel?
Sim, fiz vários testes. E o processo levou vários meses. Fiz o primeiro teste e não fui muito bem. Até meu irmão mais novo (Liam Hemsworth) entrou no processo de seleção. Um dia ele me ligou, da Austrália, contando que estava a caminho de Los Angeles, a convite de Kenneth Branagh. Cheguei a pensar que tinha perdido de vez o papel. Mas tive uma segunda chance, quando me pediram para enviar uma fita, com mais um teste meu. Naquele momento, eu estava filmando outra produção em Vancouver, onde minha mãe me visitava. Então foi ela quem segurou a câmera, na cozinha do quarto de hotel, e gravou o vídeo em que eu lia umas falas de Thor. E, graças à fita, eles me chamaram de volta e eu ganhei o papel.

E como ficou a relação com o seu irmão? Ele não ficou chateado por perder o papel para você?
Nós não nos falamos desde então (risos). Não, é brincadeira. Nós competimos, claro, mas no melhor sentido da palavra. Isso vem desde a nossa infância, quando praticávamos esportes juntos. Como atores, no entanto, não somos assim. Esse negócio já envolve muita instabilidade. Ele mesmo me deu algumas dicas de como fazer Thor, quando eu fui chamado de volta pelo diretor.

Como se preparou para ficar tão sarado?
Cinco meses antes das filmagens, comecei a malhar obsessivamente para ficar o mais musculoso possível. Eu simplesmente comia tudo o que conseguia e passava de cinco a seis dias por semana na academia. No início da preparação, estava comendo errado. Eu ganhava peso, mas não estava ficando com a musculatura tão definida quanto eu queria e precisava. A solução foi consultar um nutricionista que me recomendou muita proteína e poucos carboidratos. Isso me ajudou a ficar sarado e a me sentir muito mais forte. Kenneth Branagh define Thor como um cara primitivo, que não nega a sua origem viking. Tudo o que ele quer, ele pega - nem que seja à força... Essa é, em parte, a definição do homem australiano (risos). Somos um pouco brutamontes. Eu, por exemplo, cresci num ambiente bem masculino, com dois irmãos. Como crescemos ao ar livre, nós jogávamos muito futebol, construímos fortes e armas e lutávamos boxe o tempo todo. Deixávamos nossos pais malucos com tanta ação (risos).

Já era fã de Thor na infância?
Não. Em termos de super-heróis, sempre gostei mais do Superman. Quando era criança, também gostava muito de Batman e Robin. Até tive uma fantasia de Robin quando tinha seis anos. O que mais me agradava era aquela capa amarela (risos).

O que pode adiantar sobre o filme Os Vingadores (filme previsto para 2012 que reunirá heróis como Thor, Homem de Ferro, Capitão América, Hulk etc)?
Não posso adiantar nada porque o projeto é top secret. Ninguém pode saber como será a história até o lançamento.

Há alguma cláusula no seu contrato, estipulando uma multa, caso você revele algo?
Não. Mas o estúdio poderia me processar ou mesmo me substituir. Não sei exatamente quais seriam as consequências e prefiro não saber (risos).

Especial para Terra