inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Filme brasileiro leva prêmio da Educação em Cannes

21 de maio de 2005 09h14 atualizado às 09h14

Cena de  Cinema, Aspirinas e Urubus , de Marcelo Gomes. Foto: Divulgação

Cena de Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes
Foto: Divulgação

O filme Cinema, Aspirinas e Urubus, do estreante Marcelo Gomes, recebeu o Prêmio da Educação Nacional, concedido pelo Ministério da Educação da França neste sábado.

Confira a lista dos premiados
Especial Festival de Cinema de Cannes 2005

O longa brasileiro foi selecionado para a mostra paralela do Festival de Cinema de Cannes Un Certain Regard (ou Um Certo Olhar), mas não ganhou o prêmio. Entretanto, ainda está concorrendo ao prêmio Câmera de Ouro, cujo vencedor será anunciado neste sabado.

O longa conta a história de um nordestino, Ranulfo, fugindo da seca na década de 40.

Durante a jornada, ele encontra um alemão fugindo da Segunda Guerra Mundial, Johann, que percorre o sertão do Brasil vendendo aspirinas com seu caminhão e exibindo filmes para pessoas que não conheciam nem a eletricidade, com o objetivo de ajudar nas vendas.

Fuga
A partir do encontro em uma estrada no sertão brasileiro, os dois iniciam a jornada. O diretor Marcelo Gomes afirma que esta historia foi contada há dez anos por seu tio-avô, Ranulfo Gomes, que também fugia da seca em direção ao Rio de Janeiro.

O júri do Prêmio da Educação Nacional 2005 foi presidido pelo produtor de cinema francês Pierre Chevalier e composto por nove profissionais de cinema e educação.

Agora, um DVD baseado no filme fará parte de uma coleção do Ministério da Educação francês, para ser usado com fins pedagógicos.

O vencedor do prêmio em 2004 foi o longa de Emir Kusturica (que este ano é o presidente do júri da competição pela Palma de Ouro), A Vida é um Milagre. Em 2003 este mesmo prêmio foi para o longa de Gus Van Sant, Elefante.

Cidade Baixa
O filme Cidade Baixa, de Sérgio Machado, recebeu nesta sexta-feira o Prêmio da Juventude do Festival de Cannes.

Cidade Baixa é o primeiro longa-metragem do cineasta brasileiro que trabalha há dez anos com Walter Salles.

O Prêmio da Juventude é organizado pelo Ministério da Juventude da França. O vencedor é escolhido por um júri formado por nove jovens cinéfilos.

Cidade Baixa conta a história de dois amigos de infância, Deco, interpretado por Lázaro Ramos, e Naldinho, interpretado por Wagner Moura.

Os dois trabalham juntos em um barco e dão uma carona para a prostituta Karina, interpretada por Alice Braga, sobrinha da atriz Sonia Braga. Ela quer ir para Salvador.

A partir daí surge o triângulo amoroso tendo como cenário as boates e vielas da cidade baixa de Salvador.

Já o estudante Antonio Campos recebeu o prêmio da Cinefundação por Buy it Now, um filme de 30 minutos, que conta a historia de uma jovem de 16 anos que coloca sua virgindade à venda pela internet.

O prêmio Cinefundação é voltado para novos cineastas.

Campos, que é americano e estuda na Universidade de Nova York, é filho do jornalista Lucas Mendes.

BBC Brasil
BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.