inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

"Cazuza" vence Festival de cinema brasileiro de Miami

19 de junho de 2005 15h55 atualizado às 23h30

Cazuza - O Tempo Não Pára, dirigido por Sandra Wernerck e Walter Carlvaho, ganhou o prêmio de melhor filme no IX Festival de Cinema brasileiro de Miami, que terminou na madrugada deste domingo na cidade americana.

Assista ao trailer do filme

O festival, que entrega uma Lente de Cristal como prêmio, premiou ainda o diretor Jorge Furtado, por Meu Tio Matou um Cara; Daniel Oliveira, como melhor ator por Cazuza; Marieta Severo, como melhor atriz por A Dona da História; e Jorge Furtado e Guel Arraes, pelo roteiro de Meu Tio Matou um Cara.

Bens Confiscados recebeu o prêmio por melhor cinematografia; Redentor, melhor montagem e melhor direção artística; e Quase Dois Irmãos, melhor edição e som. O prêmio do público foi entregue a Daniel Filho, por A Dona da História.

Daniel Filho ainda recebeu um prêmio especial por sua longa carreira, de 53 anos, na qual se destacou como ator, produtor e diretor de vários filmes, entre eles Tieta do Agreste (ator), A Partilha (diretor), Carandiru (produtor).

A atriz e ex-deputada do PT Bete Mendes, que já fez 12 peças, seis filmes e 36 trabalhos de televisão, entre novelas e minisséries, recebeu um Lente de Cristal de ouro pelo sucesso de sua trajetória.

O festival ainda elegeu como melhor curta o filme O Retrato do Artista, de Hugo Moss. Para o público, o melhor curta foi O Xadrez das Cores, de Marco Schiavon. Também foram premiados Capital Circulante (direção) e Mamãe tá na Geladeira (cinematografia).

Sonia Braga, cuja presença tinha sido anunciada pelos organizadores, não compareceu à cerimônia de entrega. Mas estavam lá Luana Piovani, José Wilker, Luciano Szafir,o casal Júlia Lemmertz e Alexandre Borges e o americano Steven Bauer (Scarface e Traffic).

Em entrevista à EFE, Wilker destacou a "qualidade e diversidade" do festival e parabenizou os organizadores, por mostrarem o melhor do cinema brasileiro e "abrir portas de distribuição e co-produção nos EUA".

"Foi um orgulho ter vindo e mostrar filmes brasileiros que as pessoas não assistiriam se não fosse o evento", acrescentou o ator, durante a cerimônia de encerramento do festival, que durou nove dias e onde competiram 26 produções (14 longas e 12 curtas filmados em 2004 e 2005).

A diretora do festival, Adriana Dutra, comemorou o sucesso de "público" e garantiu que os dados indicam mais de 30 mil espectadores, um novo recorde para o evento, que arrecadou cerca de US$ 300 mil.

A diretora disse que os resultados aumentam seu compromisso "com o cinema brasileiro e a comunidade de Miami, que esgotou os ingressos".

"O salto que demos este ano nos obrigará a superar nós mesmos na próxima edição do festival, em 2006", disse Dutra.

A diretora também anunciou que os nova-iorquinos devem se preparar para os nove dias do terceiro festival de cinema brasileiro em Nova York, que será realizado entre os dias 8 e 16 de julho.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.