inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

George Clooney leva filme político a Veneza

01 de setembro de 2005 13h22 atualizado em 02 de setembro de 2005 às 19h34

Eu não sou esnobe, disse George Clooney, no Festival de Cinema de Veneza . Foto: AP

"Eu não sou esnobe", disse George Clooney, no Festival de Cinema de Veneza
Foto: AP

O ator hollywoodiano George Clooney, 44 anos, apresentou nesta quinta-feira Good Night and Good Luck, segundo longa dirigido por ele, na 62ª edição do Festival de Cinema de Veneza.

Veja fotos!
Veja os concorrentes

Clooney, crítico feroz do governo George W. Bush, insistiu que o filme não é um ataque político. "Pode o medo ser utilizado para tirar a liberdade civil? Meu objetivo não é atacar nenhuma administração. Quero levantar um debate", disse o diretor. "Vejo muitas semelhanças entre aqueles anos obscuros e os erros que o nosso governo (dos EUA) comete atualmente, utilizando-se do medo para limitar nossa liberdade."

Good Night and Good Luck conta uma história da era da caça aos comunistas nos Estados Unidos, durante o macarthismo.

Protagonizado por David Strathairn e Robert Downey Jr., o filme, em preto e branco, é um relato do confronto travado nos Estados Unidos entre o jornalista da CBS Edward R. Murrow e o senador Joseph McCarthy, na década de 1950.

Murrow apresentava o programa jornalístico See It Now, na rede de TV CBS. Ele entrou para a história com a edição em que expôs os métodos de McCarthy em sua "caça às bruxas" contra o comunismo, no qual o senador foi retratado como um fanático para toda a nação americana.

"Cresci sendo fã de Murrow e dos seus discursos ao longo do tempo. Não fiz um filme com conotação política. Fiz um filme com importante referência histórica", falou Clooney.

"Eu não sou esnobe. Gosto de filmes de entretenimento. Mas é engraçado estimular um debate com um filme como este (Good Night and Good Luck) ou como Three Kings."

O diretor acrescentou que, caso as novas leis sobre segurança nacional sejam aprovadas nos Estados Unidos, um simples agente federal poderá investigar, "por qualquer razão, nossos antecedentes médicos ou a situação de nossos cartões de crédito."

Segundo Clooney, "esse é um passo perigoso dado em direção equivocada". O diretor acredita que este é um bom momento para comentar a responsabilidade da informação.

"O jornalismo é conhecido como o Quarto Poder, e sua responsabilidade é controlar os outros três. Por exemplo: quem criou e assinou os documentos que afirmavam que (o presidente iraquiano deposto) Saddam Hussein estava comprando urânio? Sabemos que eram documentos falsos, mas quem estava por trás deles?", questionou.

Good Night and Good Luck é um dos 19 filmes que disputarão o cobiçado Leão de Ouro de melhor filme.

Redação Terra
  1. George Clooney apresentou o filme Good Night and Good Luck no Festival de Cinema de Veneza  Foto: AP

    George Clooney apresentou o filme Good Night and Good Luck no Festival de Cinema de Veneza

    Foto: AP

  2. Da esquerda para a direita, Grant Heslov, David Strathairn, Patricia Clarkson e George Clooney apresentam o filme Good Night and Good Luck no Festival de Cinema de Veneza  Foto: AP

    Da esquerda para a direita, Grant Heslov, David Strathairn, Patricia Clarkson e George Clooney apresentam o filme Good Night and Good Luck no Festival de Cinema de Veneza

    Foto: AP

  3. Eu não sou esnobe, disse George Clooney, no Festival de Cinema de Veneza  Foto: AP

    "Eu não sou esnobe", disse George Clooney, no Festival de Cinema de Veneza

    Foto: AP

  4. Clooney, crítico feroz do governo Bush, insistiu que o filme Good Night and Good Luck não faz um ataque político  Foto: AP

    Clooney, crítico feroz do governo Bush, insistiu que o filme Good Night and Good Luck não faz um ataque político

    Foto: AP

  5. George Clooney foi a principal atração do segundo dia do Festival de Cinema de Veneza  Foto: AP

    George Clooney foi a principal atração do segundo dia do Festival de Cinema de Veneza

    Foto: AP

  6. Cresci fã de Edward R. Murrow e dos seus discursos ao longo do tempo, disse George Clooney  Foto: AP

    "Cresci fã de Edward R. Murrow e dos seus discursos ao longo do tempo", disse George Clooney

    Foto: AP

/foto/0,,00.html