inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Filme de Clooney é recebido com entusiasmo em Veneza

01 de setembro de 2005 14h44 atualizado em 02 de setembro de 2005 às 19h35

Grant Heslov, David Strathairn, Patricia Clarkson e George Clooney apresentam  Good Night anda Good Luck  em Veneza. Foto: AP

Grant Heslov, David Strathairn, Patricia Clarkson e George Clooney apresentam Good Night anda Good Luck em Veneza
Foto: AP

A crítica internacional recebeu com grande entusiasmo a segunda incursão do ator americano George Clooney na direção de um longa-metragem, apresentado nesta quinta-feira ao público no Festival de Veneza.

George Clooney leva filme político a Veneza
Veja os concorrentes

Em Good Night and Good Luck, Clooney denuncia o poder ditatorial nos Estados Unidos na época da "caça às bruxas", liderada pelo senador Joseph McCarthy.

Espelho Mágico, do veterano diretor português Manoel de Oliveira, foi outro filme apresentado ao público. Oliveira tem 97 anos e não perdeu a vontade de fazer cinema.

Os dois longas-metragens possuem inúmeros contrastes entre si. Enquanto o americano é claro, simples e objetivo desde o início em relação ao tema, o filme de Oliveira acaba cansando o espectador, que se perde em análises filosófico-religiosas sobre a possível aparição da mãe de Deus.

Após Confissões de uma Mente Perigosa (2002), primeiro longa-metragem de Clooney como diretor, ele promove em Good Night and Good Luck incursões no documentário de ficção com uma grande habilidade e com o extraordinário trabalho do protagonista, David Strathairn.

Já Oliveira, criado em uma família da alta burguesia católica portuguesa, faz em Espelho Mágico uma adaptação da novela Alma dos Ricos, de Agostiniana Bessa-Luis, sua velha colaboradora.

O diretor português, que nasceu em 1908, na cidade do Porto, é considerado inovador na linguagem cinematográfica. As filmagens foram iniciadas em março deste ano e acabaram prolongadas por oito semanas em Póvoa do Lanhoso, Porto e Póvoa de Varzim (Portugal), Veneza (Itália) e locais sagrados de Israel.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.