inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

"Casanova" seduz Veneza no início do festival de cinema

03 de setembro de 2005 14h33 atualizado às 14h45

O mais infame libertino de Veneza voltou para casa para seduzir a cidade como um dissimulado mas adorável sedutor no filme Casanova, do diretor sueco Lasse Hallstrom, que foi exibido no festival de cinema neste sábado.

Sienna Miller rouba a cena em Veneza. Veja as fotos!

Filmado nas ruas estreitas e nos canais de Veneza, Casanova retrata o famoso amante do século 19, interpretado pelo australiano Heath Ledger, como um jovem aventureiro cujo coração se entrega a uma jovem que recusa o seu amor.

A britânica Sienna Miller faz o papel do objeto de desejo de Casanova, uma espirituosa mulher comprometida a casar-se com o primo mercador que fez fortuna vendendo toicinho.

"Casanova era uma pessoa que realmente se apaixonava por todas as mulheres, diferentemente de Don Juan", disse Ledger em uma entrevista coletiva. "Eu também tenho um apreço ao amor, mas nem tanto."

O filme, que está fora da mostra competitiva, opta por uma visão passional do mito de Casanova, distanciando-se da expressão obscura e psicologicamente intensa de diretores como Federico Fellini, com seu lendário filme de 1976, também em exibição no festival.

Outra versão clássica, Aventuras de Giacomo Casanova, de Steno, foi pesadamente censurada em 1955, quando 500 metros do obsceno filme foram cortados.

"O verdadeiro Casanova é uma idéia maravilhosa para um outro filme", disse Hallstrom, que já dirigiu o famoso Chocolate e Regras da Vida, indicado ao Oscar. "Mas nós definitivamente jogamos essa idéia pela janela para fazer esse filme."

Carnaval em Veneza
Na versão de Hallstrom, um confiante Casanova salta de um telhado para outro para escapar em perseguições e, ajudado por seu cômico servo, faz o impossível para conquistar sua garota, tendo como pano de fundo o Carnaval de Veneza.

Miller, que ocupou as páginas dos tablóides por seu romance com Jude Law, passa grande parte do filme disfarçada de homem. Jerey Irons interpreta um vilão enviado de Roma para capturar Casanova.

Os venezianos, cuja cidade tem inspirado clássicos como Morte em Veneza, de Luchino Visconti, pareceram apreciar mais esse tributo, e lamentaram a decisão, por medo de pirataria, de cancelar uma exibição do filme programada para a histórica praça San Marco.

Como consolo, uns poucos tiveram a sorte de comparecer a uma festa temática no histórico palácio Doges, com o elenco do filme, incluindo Ledger, que tem participação em dois outros filmes que concorrem ao Leão de Ouro em 2005.

O verdadeiro Casanova, que afirmou ter se relacionado com mais de cem mulheres em suas memórias, era filho de atores. Teve uma vida extraordinária, marcada por fortunas encontradas e perdidas, foi seminarista, escritor, violinista, soldado e espião.

Acometido por doenças venéreas ainda na juventude. Casanova morreu no exílio, depois de escapar da prisão de Piombi, em Veneza.

Dois filmes da mostra competitiva ainda serão exibidos no sábado: Les Amants Reguliers, de Philipe Garrel, e Simpathi for Lady Vengeance, de Park Chan Wook.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.