inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Tim Burton anima Festival de Veneza com "A Noiva Cadáver"

08 de setembro de 2005 16h20 atualizado às 16h31

No filme de animação fantasmagórico mas hilário A Noiva Cadáver, de Tim Burton, o mundo dos mortos é repleto de cor, música e diversão, enquanto a terra dos vivos é preta, branca e opressiva.

Para seu trabalho mais recente, exibido na quarta-feira no Festival de Cinema de Veneza, o diretor usou a técnica chamada "stop-motion" que diferenciou o filme da geração computadorizada mais comum de sucessos comerciais como Shrek e Toy Story.

"Com os computadores tomando conta de tudo, sentimos que tivemos sorte em poder usar esta técnica antiquada e bela", disse Burton, ostentando os óculos escuros e cabelos desalinhados que são sua marca registrada.

"Existe algo de muito emocional nisso, algo antiquado. É difícil colocar em palavras ... é a idéia de alguém mexendo uma marionete, quadro a quadro."

O filme, que Burton levou 10 anos para terminar, não está competindo pelo Leão de Ouro, mas os aplausos com que foi recebido na sessão especial para a imprensa, na terça-feira, mostraram que poderia ter participado da mostra competitiva.

Victor, o herói desajeitado que é dublado por Johnny Depp, passeia pelos bosques perto de sua cidade, e uma virada do destino o leva até a vida do outro lado do túmulo.

A chegada inesperada de um "ser respirante" na terra dos mortos leva a banda The Skeletones a começar a tocar, enquanto uma cabeça decepada anda sobre o balcão do bar Ball and Socket e um general com um buraco do tamanho de uma bala de canhão no peito toma um cálice de vinho.

Emily, a donzela em decomposição que acredita ser noiva do ser vivente Victor, tem o hábito desafortunado de perder um olho a cada vez que um verme que vive em sua cabeça põe a cabeça para fora para expressar uma opinião.

Baseado num conto folclórico russo, A Noiva Cadáver também conta com as vozes de Helena Bonham Carter (a noiva cadáver) e Emily Watson como Victoria. Christopher Lee é o pastor autoritário, e Richard E. Grant é o sinistro Barkis Bittern.

AVANÇOS TECNOLÓGICOS

Como os animadores podem levar um dia inteiro de trabalho para produzir alguns segundos apenas de ação, Burton e sua equipe desenvolveram técnicas novas para facilitar o trabalho, desde seu filme animado O Estranho Mundo de Jack, de 1993.

Apenas o véu esfarrapado e a tiara da noiva levaram dez meses para ser desenvolvidos.

O co-diretor Mike Johnson disse: "É um trabalho que pode ser cansativo. É o tipo de coisa à qual você precisa se dispor a se dedicar integralmente."

A Noiva Cadáver é a segunda colaboração de Tim Burton com Johnny Depp este ano: os dois já trabalharam juntos em A Fantástica Fábrica de Chocolate, adaptado do livro de Roald Dahl. Depp também protagonizou outro filme de Tim Burton, Edward Mãos de Tesoura, em 1990.

A exibição do filme de Burton afastou a atenção do público da competição principal na quarta-feira, dia em que dois outros filmes fizeram suas estréias oficiais.

A produção francesa Vers le Sud, dirigida por Laurent Cantet, é ambientada no Haiti no final dos anos 1970 e é estrelada por Charlotte Rampling.

O Fatalista, adaptação de Jacques le Fataliste, do filósofo francês do século 18 Denis Diderot, tem direção do português João Botelho.

O Festival de Veneza será encerrado com a cerimônia de premiação, no sábado.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.