inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Documentário argentino ganha prêmio em Veneza

09 de setembro de 2005 19h04 atualizado em 10 de setembro de 2005 às 02h46

O documentário La dignidad de los Nadies (A dignidade dos Ninguéns), do argentino Fernando Solanas, ganhou o prêmio "Arco-íris Latino" de melhor filme "latino" na Mostra de Veneza.

O prêmio foi entregue durante cerimônia organizada no Hotel Excelsior, do Lido de Veneza.

Exibido na seção Horizontes, La dignidad de los Nadies é um documentário sobre a crise social e econômica vivida na Argentina no fim dos anos 90 e começo do novo milênio.

O autor do histórico La Hora de los Hornos (1968), um verdadeiro mestre do documentário, conta 10 histórias comoventes de miséria, fome e esperança, com imagens e entrevistas feitas por ele mesmo em 2002 com uma simples câmera digital.

O "poema testemunhal", como o autor definiu o filme, é um afresco sobre a Argentina de hoje e um retrato valente sobre a capacidade de resistência e solidariedade dos "ninguéns". A obra estreará na Argentina em 15 de setembro.

O júri do prêmio Latino, idealizado pelo diretor italiano Gillo Pontecorvo para promover filmes realizados por diretores de países latinos, decidiu premiar ainda a italiana Cristina Comencini por seu filme La bestia Nel Cuore, sobre o trauma causado pelos abusos sexuais cometidos por um pai contra seus filhos.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.