> Diversão  > Cinema e DVD

  notícias por e-mail fale conosco rss  
 Especiais
Berlim 2009
Festival de Cannes
Festival de Gramado
Festival do Rio
Globo de Ouro 2009
33ª Mostra de SP
Oscar 2009

 Sites Relacionados
Fox Film
Fox Vídeo
Diversão
TV
Guia de Cidades
Séries de TV
Sonora


 Notícias por E-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail

 Fale Conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!


Cinema e DVD
Quarta, 21 de maio de 2003, 14h01 
Festival de Cannes rende homenagem a Fellini
 
Notícias
» Saiba tudo sobre Cannes 2003
» Confira a lista dos premiados em Cannes 2003
» Elephant, de Gus Van Sant, recebe Palma de Ouro
Multimídia
Galerias de fotos
» Os vencedores de 2003
» Atriz brasileira Clara Choveaux atrai atenção
» Elenco de Carandiru no festival
» Nicole Kidman rouba a cena
Áudio e vídeo
» Nicole Kidman vira musa do Festival
» Cena de sexo oral provoca polêmica em Cannes
» Penelope Cruz arrasa em Cannes no primeiro dia do Festival
Últimas de Cinema & DVD
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O grito de alegria de Federico Fellini, Viva Il Cinema, está por toda parte onde se olha em Cannes. O festival resolveu render homenagem ao mestre italiano no décimo aniversário de sua morte.

O grito entusiasmado dado pelo mito do cinema quando recebeu a Palma de Ouro de Cannes por A Doce Vida está pintado em letras cor-de-rosa de dois andares de altura na fachada dos Palais des Festivals. Ele enfeita o pôster oficial do festival e cobre a frente de todas as camisetas de recordação do evento.

Vinte dos filmes do mestre italiano, em versões remasterizadas especialmente para a ocasião, estão sendo exibidos no festival, muitos deles no ambiente mágico de um cinema ao ar livre montado na praia.

Cineastas tecem louvores a Fellini em mesas-redondas. Há diversos documentários a seu respeito, incluindo um que chega ao ponto de mostrar detalhes de uma sequência num trem que foi planejada como final alternativo para Oito e Meio.

Fellini teria amado o ambiente brilhante e glamouroso -- assim como o próprio Festival de Cannes, ele adorava o bombástico e fantástico. "Fellini intensificava a realidade, a deixava maior do que era", contou seu amigo e biógrafo Gideon Bachmann.

A homenagem é duplamente apropriada porque Cannes, descrita como o playground de ricos e famosos, atua como ímã dos paparazzi, os fotógrafos de celebridades imortalizados em A Doce Vida.

O cineasta cinco vezes ganhador do Oscar, um dos maiores do século 20, morreu aos 73 anos, um dia depois de comemorar seus 50 anos de casamento ao lado de sua mulher e musa, a atriz Giulietta Masina.

Como os magnatas do cinema que compram e vendem seus sonhos em festas a bordo de iates de luxo ancorados no porto de Cannes, Fellini sempre se sentiu bem no mundo onírico do cinema.

Seu mundo de fantasia significava tudo para ele. "As coisas mais reais para mim são inventadas", ele confessou certa vez. "Longe do set, me sinto exilado, um pouco vazio. Não consigo lidar com aquilo ao qual chamam de existência normal".

Fellini com certeza teria adorado a ironia de A Doce Vida estar sendo revivido nesta cidade luxuosa da Riviera francesa, onde as lentes dos paparazzi dominam o cenário.

É que Fellini baseou um personagem do filme no fotógrafo Tazio Secchiaroli, que perseguia magnatas de cinema, reis depostos e nobres italianos na lendária Via Veneto, em Roma, captando-os desprevenidos com sua câmera.

O personagem no filme se chamava Paparazzo e esse nome acabou sendo imortalizado, usado para indicar a categoria de fotógrafos intrometidos que não dão sossego às celebridades do mundo, desde a princesa Diana até Madonna.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade