PUBLICIDADE

James Cameron: "Leo DiCaprio era um gato siamês entrando na água"

12 set 2012 - 19h13
Compartilhar

Quinze anos após sua estreia nos cinemas, a superprodução Titanic volta às prateleiras das lojas de maneira especial. Remasterizado com recursos de última geração pelo diretor James Cameron (Avatar) e sua equipe, o filme será relançado em Blu-Ray 3D com mais de 2h30 de conteúdo inédito em um box que chegará às lojas na próxima sexta-feira (14).

Descubra o Sundaytv e tenha acesso ao melhor do cinema e da TV

Leonardo DiCaprio e Kate Winslet em 'Titanic'; Em entrevista sobre o lançamento do filme em Blu-Ray 3D, o diretor James Cameron fala sobre a remasterização e dá detalhes das filmagens
Leonardo DiCaprio e Kate Winslet em 'Titanic'; Em entrevista sobre o lançamento do filme em Blu-Ray 3D, o diretor James Cameron fala sobre a remasterização e dá detalhes das filmagens
Foto: Divulgação

Vencedora de 11 Oscars, a produção Cameron foi realizada com recursos tecnológicos limitados em comparação aos disponíveis hoje. Adepto fervoroso das novas tecnologias digitais, o cineasta acha que "mesmo deixando de lado o 3D, o filme está melhor do que jamais esteve desde quando foi lançado".

Nesta entrevista, James Cameron conta detalhes do trabalho de remasterização do filme e também dos bastidores das filmagens. "Eu sempre digo que Leo DiCaprio era como um gato siamês entrando na água. Ele odiava se molhar, ou fingia que odiava se molhar", conta o diretor.

Como exatamente Titanic foi melhorado pela transferência para Blu-Ray 3D?

Nós começamos com um filme que foi capturado em 1996. Estava algo granulado, o rolo do filme, e assim por diante. Ele foi filmado em Super 35, processo que usa mais dos fotogramas do que aquilo que você vê quando o filme é lançado. Lançamos o filme em Cinemascope ou naquela proporção de tela, mas havia mais informação ali. Quando transferimos o filme, criamos um novo formato master 16x9 em alta definição, mas usamos a tecnologia de resolução 4K. Nós fizemos clareamento da imagem, removemos o granulado e então fizemos um lindo processo de digitalização, pelo qual conseguimos todas as cores ricas e perfeitas. Eu amo assistir ao filme agora. Nós fizemos tudo que não conseguimos fazer à época por causa do filme, e a fotoquímica é realmente um processo muito impreciso. Estou orgulhoso que tenhamos evoluído para o cinema inteiramente digital, com filmes ricos e belos. Mesmo deixando de lado o 3D, o filme está melhor do que jamais esteve desde quando foi lançado.

Qual foi seu envolvimento no processo de remasterização do filme para Blu-Ray?

Estive envolvido em todas as etapas do caminho. Trabalhei com a mesma equipe de profissionais que está comigo há 20 anos. Mas também trabalhei com meu colorista que fez Avatar, alguns de meus documentários e outros filmes meus que foram remasterizados recentemente. Nós fazemos anotações muito bem e ele sabe exatamente como eu gosto de fazer as coisas, como gosto de ajustar o contraste, as proporções de luz, som e tudo isso. Nós realmente formamos uma ótima equipe e quando colocamos nossas energias em Titanic o filme estalou. Ele veio à vida.

Algo foi particularmente difícil na transferência de Titanic para o 3D?

Algumas das cenas com muitas pessoas foram complicadas. Muitas dessas cenas que foram filmadas com lentes de alcance muito longo foram problemáticas na conversão para 3D, mas acabamos descobrindo boas soluções. Aprendemos muito durante o processo. Eu estava conversando ontem à noite com o pessoal do estúdio de conversão para 3D Stereo D e eles disseram: "obrigado por deixarem isso tão difícil para nós. Aprendemos muito sobre como fazer 3D". Eles acreditam que realmente se aperfeiçoaram durante o processo de conversão do filme.

Olhando hoje para as filmagens de Titanic, como você manteve o elenco concentrado durante as cenas na água?

Eu sempre digo que Leo DiCaprio era como um gato siamês entrando na água. Quero dizer, ele tinha uma produção enorme para entrar na água todas as vezes e isso não importava. A água poderia estar a 30 graus - e normalmente estava. Ele odiava se molhar, ou fingia que odiava se molhar. Então no último dia de filmagens tivemos que fazer uma cena embaixo d'água e ele disse: "Sou mergulhador com certificado". Eu queria torcer o pescoço dele! O que foi toda aquela cena para entrar na água?

Você costuma passar noites sem dormir quando está filmando?

Não durmo nada na noite anterior ao começo de qualquer filme porque está tudo se passando na minha cabeça. Quando o primeiro dia de filmagens termina fico tão exausto que durmo bem todas as noites seguintes.

Hoje em dia você pensa no Blu-Ray quando está fazendo um filme?

Algumas coisas estão no fundo da sua mente quando você está filmando. Talvez não haja espaço para nada ou talvez você filme algo como uma experiência, uma excursão além do que está no roteiro. Você pensa: "bom, talvez isso seja uma grande descoberta". E colocamos no filme. Se não colocamos, podemos sempre colocar na edição especial, ou nas cenas deletadas, ou em qualquer outro lugar. Sempre há certeza de que alguém em algum lugar vá assistir.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade