PUBLICIDADE

Jornalistas vaiam o diretor Brian de Palma no Festival de Veneza

7 set 2012 - 15h06
Compartilhar
Janaina Pereira
Direto de Veneza

Em seu último dia de exibição dos concorrente ao Leão de Ouro, a 69ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza viveu nesta sexta-feira (7) momentos constrangedores. Após as vaias na sessão para a imprensa de Passion, de Brian de Palma, o renomado diretor norte-americano também foi vaiado assim que entrou para a coletiva de imprensa.

Descubra o Sundaytv e tenha acesso ao melhor do cinema e da TV

De Palma, no entanto, não se abalou com a hostilidade dos jornalistas, que claramente não gostaram do longa. Demonstrando bom humor, respondeu a todas as perguntas sempre com alguma piada e ainda distribuiu autógrafos ao final da coletiva. Em Passion, Noomi Rapace e Rachel McAddams vivem uma relação profissional e pessoal conflituosa, que envolve um jogo de poder e sedução. No melhor estilo hitchicokiano - De Palma é, assumidamente, fã de Alfred Hitchcock -, o cineasta constrói uma trama cheia de reviravoltas, onde nada é o que parece e a tensão sexual está sempre presente.

Uma coprodução franco-alemã, Passion é a refilmagem de Crime d'Amour (2010), do francês Alain Corneau, estrelado pela inglesa Kristin Scott Thomas e pela francesa Ludivine Sagnier. O longa foi rodado na Alemanha. Rachel McAdams, que não está em Veneza, lembra Angie Dickinson em Vestida para Matar, um grande sucesso da carreira de De Palma. A loira inescrupulosa e sadomasoquista interpretada por ela rende boas cenas, o que coloca Rachel entre as favoritas para a Coppa Volpi de melhor atriz. Noomi Rapace, a morena que só se veste de preto e tem personalidade dúbia, também tem boa atuação no longa e pode surpreender na premiação.

Na coletiva, Noomi Rapace comentou que as cenas íntimas entre ela e Rachel McAdams foram filmadas aos poucos. "Filmávamos diversos takes, uns mais sensuais, outros menos. E sempre conversamos muito com Brian. Acho que as personagens usam o sexo como arma, o que torna a relação delas mais perigosa."

Já De Palma, ao ser questionado sobre o fato de algumas cenas lembrarem filmes de Alfred Hitchcock, brincou: "Hitchcock? Jura? Não!!".

Ainda que o thriller seja uma área que Brian de Palma sempre dominou - o diretor tem inúmeros sucessos no gênero, como Carrie e Dublê de Corpo -, em Passion ele oferece uma obra menor. O longa parece mais a mistura de várias produções de De Palma, embora tenha seus bons momentos.

A pré-estreia mundial de Passion acontece na noite desta sexta-feira (7) em Veneza. O filme ainda não tem data para ser distribuído no Brasil.

Brian De Palma e Noomi Rapace durante entrevista coletiva em Veneza
Brian De Palma e Noomi Rapace durante entrevista coletiva em Veneza
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade