PUBLICIDADE

Mostra competitiva: filmes nacionais concorrem a prêmio Itamaraty

16 out 2012 - 11h14
(atualizado às 11h16)
Compartilhar

De 19 de outubro a 2 de novembro, São Paulo se tornará a capital do cinema, pois acontecerá a 36ª Mostra Internacional de Cinema, que promete agitar a cidade com cerca de 350 produções contemporâneas de mais de 60 países. Os títulos serão exibidos em 28 espaços entre salas de cinema, museus e instituições culturais espalhados pela capital paulista.

'A Porta Larga' concorre ao prêmio Itamaraty
'A Porta Larga' concorre ao prêmio Itamaraty
Foto: Divulgação

A Mostra é composta por cinco seções: Competição Novos Diretores, Perspectiva Internacional, Retrospectivas, Apresentações Especiais e Mostra Brasil. Todos os filmes brasileiros concorrem ao prêmio Itamaraty.

Entre os títulos que se destacam e estão na Mostra Competitiva são: os documentários Francisco Brennand, de Mariana Brennand Fortes (inédito); Paixão e Acaso, de Domingos Oliveira (inédito); Rapsódia Armênia, de Cassiana Der Haroutiounian, Cesar Gananian e Gary Gananian; Elena, de Petra Costa; Metro, de Guilherme B. Hoffmann; Pernancubanos, de Nilton Pereira; e ainda os longas de ficção Cores, de Francisco Garcia; A Busca, de Luciano Moura; Repare Bem, de Maria de Medeiros; A Memória que me Contam, de Lucia Murat; A Coleção Invisível, de Bernard Attal; Boa Sorte Meu Amor, de Daniel Aragão; Cine Holliúdy, de Halder Gomes; Colegas, de Marcelo Galvão; Era Uma Vez Eu, Verônica, de Marcelo Gomes; Noites de Reis, de Vinicius Reis; Nove Crônicas para um Coração aos Berros, de Gustavo Galvão; O Que Se Move, de Caetano Gotardo; A última Palavra é a Penúltima, de Evaldo Mocarzel; O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho; Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi.

Além dos filmes e documentários brasileiros citados acima outros títulos estão na concorrência, como: 111 Garotas, de Nahid Ghobadi; Além do Horizonte, de Pola Schirin Beck; Babeldom, de Paul Bush; Tempo de Crise, de Anika Wangard; Os Visitantes, de Constanze Knoche; As Histórias do Sr. Spalek, de Gregor Eppinger; A História de Tomi Ungerer, de Brad Bernstein; Formentera, de Ann-Kristin Reyels; Hemel, de Sacha Polak; Sequestro, de Tobias Lindholm; A Culpa do Cordeiro, de Gabriel Drak; Meus 13 Anos, de Christian Klandt; Mad Ship, de David Mortin; O Quase Homem, de Martin Lund; Satellite Boy, de Catriona McKenzie; O Peso da Culpa, de Lars-Gunnar Lotz; Speed - Em Busca Do Tempo Perdido, de Florian Opitz; O Comediante, de Tom Shkolnik; We Came Home, de Ariana Delawari; You and Me Forever, de Kaspar Munk; When I Saw You, de Annemarie Jacir, entre outros.

Após serem exibidos na 36ª Mostra, os filmes mais votados pelo público que estão competindo serão submetidos ao Júri Internacional, que escolherá os vencedores do Troféu Bandeira Paulista (uma criação da artista plástica Tomie Ohtake) nas categorias melhor filme de ficção, melhor documentário e outras categorias que o júri desejar.

A noite de Premiação da 36ª Mostra será realizada às 20h do dia 1º de novembro, no CineSESC, seguida de uma pré-estreia da animação Frankenweenie, de Tim Burton.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade