PUBLICIDADE

Mostra de Cinema de SP: conheça os jurados da 36ª edição

16 out 2012 - 11h02
(atualizado às 11h18)
Compartilhar

A 36ª edição da Mostra Internacional da Cinema de São Paulo, que acontece entre os dias 19 de outubro e 2 de novembro, na capital paulista, tem como homenageado o cineasta Andrei Tarkóvski e conta com mais de 350 filmes, divididos em cinco categorias: Novos Diretores, Perspectiva Internacional, Retrospectivas, Apresentações Especiais e Mostra Brasil.

Para os prêmios de Filmes de Ficção, Documentário e Itamaraty, um júri foi composto por nomes de relevância em cada categoria. Veja a lista dos jurados:

Filmes de ficção

Burghart Klaussner

Ator de filmes como Jogos de Criança (1992), Adeus, Lênin (2003), Edukators (2004) e Requiem (2006), Klaussner foi ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes por seu desempenho em A Fita Branca (2009), no papel do Pastor. O alemão tem mais de 50 filmes no currículo, tendo iniciado sua carreira em 1971, na peça Pinkville.

Cao Hamburguer

O cineasta paulistano foi responsável por inúmeras produções infanto-juvenis, tendo dirigido Frankenstein Punk (1986) e Castelo Rá-Tim-Bum - O Filme (1999). Cao também foi diretor da série Filhos do Carnaval, da HBO, e do longa-metragem O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias (2006). Seu filme mais recente é Xingu, lançado neste ano.

Danis Tanovic

A estreia do diretor foi com Terra de Ninguém (2002), vencedor do Prix du Scénario em Cannes, do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, do César de melhor filme estreante, Oscar de melhor filme estrangeiro e Prêmio do Público na 25ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo. Engajado, o cineasta é fundador do partido Na¿a Stranka, que tem como objetivo acabar com a predominância dos partidos nacionalistas da Bósnia e Herzegovina.

Jan Harlan

Parceiro de Stanley Kubrick há mais de 40 anos, o alemão foi produtor de Laranja Mecânica (1971), Barry Lyndon (1975), O Iluminado (1980), Nascido Para Matar (1987) e De Olhos Bem Fechados (1999). Após a morte do colega, dirigiu o longa Stanley Kubrick: A Life in Pictures (2001) e O Lucky Malcolm! (2006), este último sobre o ator Malcom McDowell, protagonista de Laranja. Atualmente, trabalha na Film-Museum Frankfurt e na Universityof Arts London.

Kanako Hayashi

É a diretora do festival TOKYO FILMeX e foi coordenadora geral do Instituto Memorial Cinematográfico Kawakita de 1986 a 1997. Por três anos foi consultora asiática para os festivais de Veneza e Berlim, depois jurada dos festivais de Istambul, Taipei, Karlovy Vary, Hong Kong e Berlim.

Documentários

Amir Labaki

Profundo estudioso de cinema, Labaki é crítico de cinema e diretor do festival de documentários É Tudo Verdade, autor de treze livros sobre cinema e história, membro desde 2003 do conselho do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, colunista do jornal Valor Econômico e articulista da Folha de S. Paulo, curador e apresentador dos programas É Tudo Verdade (no Canal Brasil) e diretor do filme 27 Cenas(2008), sobre Jorgen Leth.

Denise Gomes

Produtora dos filmes O Samba Que Mora em Mim (2010), Tropicália (2012), Violeta Foi Para o Céu (2011), Denise é sócia e produtora executiva da BossaNova Films. Além de longas-metragens, suas produções incluem também séries e documentários de televisão como Tempos de Escola, O Salto de Adhemar e Globo Ecologia, para canais como GNT, Natgeo, Discovery Channel, Rede Record, Rede Globo, TV Cultura, Canal Futura e Sport TV.

N. Bird Runningwater

Estudioso de indígenas nativo-americanos, Runningwater coordena institutos de pesquisa sobre essas comunidades, como a Fundação Ford, do Instituto Sundance. Hoje seu papel é mapear e revitalizar os costumes e línguas dos povos nativo-americanos, apoiado pelo Festival de Cinema Sundance.

Sérgio Machado

Diretor de Troca de Cabeça (1993) e Onde a Terra Acaba (2000), Sérgio se uniu a grandes nomes do cinema brasileiros e foi assistente de direção de Central do Brasil e O Primeiro Dia (1999), além de Abril Despedaçado (2001). Seus últimos longas foram Cidade Baixa (2005) e Quincas Berro D´Agua (2009). Na TV, o cineasta dirigiu e roteirizou Alice, série da HBO.

Suzana Amado

Sócia da Amado Arte & Produção, trabalhou na na TV Educativa do Rio de Janeiro, na Embrafilme, na Columbia Pictures do Brasil, Ar Filmes e editora Campus/Elsevier. É responsável pela realização do Filmambiente ¿ Festival Internacional do Audiovisual Ambiental.

Itamaraty

José Roberto Rocha Filho

Estudou ciências jurídicas na Universidade Federal da Paraíba. É diplomata e subchefe da Divisão de Promoção do Audiovisual do Ministério das Relações Exteriores.

Sérgio Alpendre

É crítico de cinema, jornalista, professor e pesquisador. Coordena o núcleo de história e crítica da escola de cinema e artes Inspiratorium. Já escreveu para os cadernos Mais e Ilustrada, da Folha de S. Paulo, e para as revistas Bravo, Filme Cultura, Movie, Foco e Taturana e foi curador das mostras Tarkovski e Seus Herdeiros e Retrospectiva do Cinema Paulista.

Paula Consenza

Formada pela London Institute, é diretora de desenvolvimento e produtora executiva da Bossa Nova Films, Desenvolveu, produziu ou dirigiu séries e documentários premiados em festivais internacionais. Entre suas produções recentes estão O Samba que Mora em Mim (2010), São Silvestre (2011) e Tropicália (2012).

Júri desta edição da Mostra Internacional de SP é composto por 13 profissionais e estudiosos do cinema
Júri desta edição da Mostra Internacional de SP é composto por 13 profissionais e estudiosos do cinema
Foto: Site oficial / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade