PUBLICIDADE

"Tinha de fazer algo impactante" diz diretora da Mostra de São Paulo

18 out 2012 - 23h37
(atualizado em 19/10/2012 às 01h01)
Compartilhar
Felipe Tringoni
Direto de São Paulo

A cerimônia de abertura da 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo aconteceu na noite desta quinta-feira (18), no Auditório Ibirapuera, com a presença de celebridades da politica, do cinema e do audiovisual do Brasil e diversos países.

Descubra o Sundaytv e tenha acesso ao melhor do cinema e da TV

A noite teve apresentação de Serginho Groisman e Marina Person e contou com a exibição de No, estrelado por Gael García Bernal e dirigido pelo chileno Pablo Larrain, que encerra com esse filme sua trilogia sobre a ditadura de Augusto Pinochet em seu país. Foi o primeiro dos 392 filmes que serão exibidos na edição de 2012 da Mostra, espalhados por 28 salas de cinema da cidade ao longo de duas semanas.

O evento tem, em 2012, sua segunda edição depois da morte de seu idealizador, Leon Cakoff, e a diretora Renata Almeida destacou que teve de reaprender a trabalhar com a equipe de mais de 500 integrantes na ausência de seu marido, falecido em outubro de 2011. Em entrevista ao Terra, ela contou que "foi difícil, foi triste, mas estou muito satisfeita. O Leon e eu trabalhávamos muito bem juntos. Por isso eu tive a certeza desde o inicio do ano que eu tinha de fazer algo impactante, e esta é uma grande Mostra".

Há pouco mais de um mês à frente do Ministério da Cultura, Marta Suplicy também destacou a grandeza da Mostra e sua importância para a cidade de São Paulo. "A Mostra segue a efervescência cultural da cidade", segundo a Ministra, que ainda fez referência aos primeiros anos do evento em meio à Ditadura Militar, quando "era o único lugar no Brasil onde nosso voto era válido", lembrando da votação popular que escolhe todos os anos o filme vencedor do festival.

Um dos destaques da noite foi a presença de Andrei A. Tarkovski, filho do cineasta russo Andrei Tarkovski, que completaria 80 anos em 2012 e é o grande homenageado da Mostra 2012 com a exposição de 80 de suas fotografias em polaróides no MASP. Tarkovski filho, falando em italiano, declarou que está "muito feliz em saber que no Brasil a obra de meu pai é tão seguida e estudada". Sobre a homenagem, Renata Almeida completou que "precisava de uma boa desculpa, e o aniversário de 80 anos do Tarkovski me pareceu a oportunidade perfeita de reverencia-lo".

Após declarar o evento oficialmente iniciado, a emocionada diretora foi homenageada por Marina Person e aplaudida de pé pelo Auditório Ibirapuera lotado. A programação da Mostra será aberta ao público nesta sexta-feira (19) e segue até 1º de novembro.

Renata Almeida, diretora da Mostra, se emociona durante abertura do evento em SP
Renata Almeida, diretora da Mostra, se emociona durante abertura do evento em SP
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade