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Mostra de SP exibe dois filmes do cineasta Domingos Oliveira

26 out 2012 - 11h21
(atualizado em 30/10/2012 às 15h31)
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Num encontro no Rio, após a exibição de

Cineasta também foi agraciado com o troféu Leon Cakoff
Cineasta também foi agraciado com o troféu Leon Cakoff
Foto: Juliana Prado / Terra
Primeiro Dia de Um Ano Qualquer

na Première Brasil, Priscila Rozenbaum - atriz e roteirista do filme de Domingos Oliveira - lamentou que, na correria da finalização, eles haviam perdido a data das inscrições para a Mostra de Cinema de São Paulo. No entanto, o evento não apenas vai passar este filme como exibirá também outro longa que o diretor já tem pronto,

Paixão e Acaso

. E mais: ele recebeu, nesta quinta-feira (25), o troféu Leon Cakoff, que premia grandes artistas por seu legado humanitário, equiparando-se a Manoel de Oliveira, Atom Egoyan e Eduardo Coutinho.

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São quase 50 anos de carreira - ou 46, tomando como base Todas as Mulheres do Mundo, que Domingos realizou em 1966. Em plena era de politização do Cinema Novo, surgia um filme cuja política era do amor e do sexo. Como Alice, Leila Diniz olhava para a câmera e, embalada na música de Gabriel Fauré, virava objeto de desejo de Paulo, Paulo José. Não só dele, na verdade. Leila virou mito e libertou, como escreveu o poeta Carlos Drummond de Andrade, as mulheres brasileiras do jugo de sua particular escravidão.

Ao longo de décadas, Domingos não tem sido uma unanimidade. Houve momentos em que ele parecia querer engessar o cinema brasileiro na sua maneira de ver o mundo e a produção (de baixo orçamento, sempre). Não importam divergências de momento. As quatro, quase cinco décadas, foram prodigiosas. E Domingos tem sabido se reinventar. Primeiro Dia de Um Ano Qualquer é seu melhor filme em muito tempo.

Gravado (em digital) no Rio, no sítio da atriz Maitê Proença, o filme teria custado R$ 1,8 milhão em condições normais, mas, no regime cooperativado de Domingos e de sua produtora Tereza Gonzalez, ficou por R$ 80 mil. Domingos tem feito teatro e cinema coletivos, com base no comprometimento de amigos e colaboradores. E continua falando de amor e fazendo sua arte para servir aos atores. Em Primeiro Dia, um grupo se reúne, casais se separam e se formam. Há muita música, mas você quase não sente. O cinema, gosta de dizer Domingos, e não sem humor, tem dois inimigos, a imagem e o som. Sua arte consiste em fazer dos inimigos aliados.

Fonte: Agência Estado Agência Estado
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