PUBLICIDADE

Mostra de Tiradentes homenageia cineasta ítalo-brasileiro Andrea Tonacci

21 jan 2016 - 17h29
Compartilhar
Exibir comentários

A tradicional Mostra de Cinema de Tiradentes começa nesta sexta-feira sua 19ª edição, que neste ano vai prestar homenagem ao cineasta ítalo-brasileiro Andrea Tonacci, um dos nomes de destaque na história do cinema de autor nacional.

Na abertura do evento, será exibido às 21h, no Cine-Tenda, o filme "Serras da Desordem", em comemoração aos dez anos de sua primeira exibição, em 2006, também na Mostra de Tiradentes.

As duas celebrações - a Tonacci e ao filme - dialogam com a temática central desta edição: "Espaços em Conflito".

A intenção é apresentar o que vai ser o cinema de 2016, "representando o espaço das lentes originais e independentes, estimulando novos olhares, provocando descobertas, estimulando o debate e, nesta edição, enfocando os conflitos em torno dos espaços no cinema brasileiro", afirmou a coordenadora do evento, Raquel Hallak.

Tonacci nasceu em Roma (Itália) em 1944 e se mudou para o Brasil aos 11 anos de idade. Ele foi reconhecido como uma figura importante da geração chamada de Cinema Marginal.

Após a exibição na Mostra de Tiradentes, "Serras da Desordem" ganhou o Kikito de melhor longa no Festival de Gramado, em agosto de 2006, e teve estreia no circuito comercial em 2008.

A histórica e turística cidade de Tiradentes (MG), além de acolher no verão o festival de cinema, também é conhecida pelo seu festival de cultura e gastronomia que acontece sempre no meio do ano.

A 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes será realizada até o próximo dia 30. Além de exibir e debater os filmes brasileiros, o evento também promoverá uma extensa e variada programação artística. O público vai conferir shows, teatro de rua, cortejo da arte, exposições, lançamento de livros, espetáculos infantis e performances audiovisuais. E o melhor, tudo de graça.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade