inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Ewan McGregor é aclamado em Cannes

18 de maio de 2003 22h53 atualizado em 19 de maio de 2003 às 09h55

Depois de Guerra nas Estrelas e Moulin Rouge - O Amor em Vermelho, o ator escocês Ewan McGregor voltou as suas raízes em busca de uma dose de realismo cru que lhe valeu aplausos no Festival de Cinema de Cannes, no sábado.

McGregor fez o papel principal de Young Adam, um drama contundente ambientado na Escócia dos anos 1950. Sua atuação foi saudada como seu melhor trabalho desde Trainspotting, o filme que realmente lançou sua carreira e no qual ele representava um viciado em heroína.

"Cannes 2003 tem seu primeiro sucesso de crítica", disse o jornal especializado Screen International sobre a atuação de McGregor, aplaudida com entusiasmo na exibição do filme, na manhã de sábado.

Para o ator, depois de atuar em blockbusters orçados em milhões de dólares, vale a máxima segundo a qual "o pequeno é bonito."

"Eu estava mesmo querendo fazer algo menor desta vez", disse ele à Reuters, enquanto viajava a Cannes para promover Young Adam.

"Fiz vários filmes grandes, como Guerra nas Estrelas, Moulin Rouge e Falcão Negro em Perigo. Foi ótimo, foram trabalhos fantásticos." Mas o roteiro de Young Adam chamou sua atenção.

"Quando o li, tive a mesma impressão que tive ao ler o roteiro de Trainspotting pela primeira vez: era um papel em um milhão."

McGregor faz o papel de Joe, um jovem à toa que vai trabalhar numa barcaça. Um dia ele e o dono da embarcação encontram o corpo de uma jovem boiando na água. Foi acidente, suicídio ou homicídio? Esse é o ponto de partida da história sombria.

"A adrenalina que se tem num filme pequeno se deve ao fato de que todo mundo precisa trabalhar juntos. Há menos pessoas e eu adoro isso, o fato de conhecer todo o mundo", disse McGregor.

"Num filme como Guerra nas Estrelas, ao final do filme ainda há pessoas que você não conhece, porque a equipe é composta de centenas de pessoas.

"Ao terminar Young Adam, me senti como se estivesse deixando para trás uma família."

McGregor contou que os produtores tiveram dificuldade em conseguir o financiamento.

"No clima atual, se você quiser fazer uma comédia romântica, não terá problema em conseguir dinheiro. Mas se quiser fazer algo sombrio e incerto, os financistas britânicos estão dizendo: 'Não podemos ajudá-lo'".

O próximo trabalho de McGregor será o exato oposto de Young Adam: o terceiro épico da série Guerra nas Estrelas em que ele vai atuar.

"Agora que já sei o que esperar, espero me divertir mais. Acho que deve haver umas cenas de luta bem bacanas", concluiu.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.