inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Filmagens de Olga começam em agosto

10 de julho de 2003 12h46

Jayme Monjardim, Daniela Escobar e Camila Morgado no lançamento de  Olga. Foto: Gilberto Marques/Virgulando

Jayme Monjardim, Daniela Escobar e Camila Morgado no lançamento de Olga
Foto: Gilberto Marques/Virgulando

Um dos maiores sucessos editoriais brasileiros, Olga, de Fernando Morais, ganhará uma versão cinematográfica. As filmagens serão iniciadas em 15 de agosto, tendo como protagonista Camila Morgado, que recentemente brilhou como a Manuela da minissérie A Casa das Sete Mulheres.

Será uma dupla estréia no cinema, tanto de Morgado quanto do diretor Jayme Monjardim, justamente seu descobridor na série da Globo. Estão estimadas dez semanas de filmagem, com previsão de estréia entre maio e junho de 2004.

O intérprete de Luiz Carlos Prestes, marido de Olga Benário, ainda está sendo escolhido. Monjardim disse em entrevista à Reuters que a idéia é "encontrar alguém com a alma do Prestes, mesmo que o físico não coincida".

Outros atores do elenco já estão definidos. Fernanda Montenegro fará Leocádia Prestes, mãe do líder comunista e responsável pela salvação do bebê Anita Leocádia, filha de Olga e Prestes, nascida num campo de concentração nazista.

Antonio Calloni será Arthur Ewert, militante comunista clandestino que morre nos cárceres getulistas. A estreante Renata Jesion será a mulher de Ewert, Elise, que se tornará a principal confidente de Olga na prisão. Mariana Lima defenderá o papel de Lygia, irmã de Prestes.

Para encarar o desafio, Camila Morgado está enfrentando uma série de mudanças, inclusive físicas. Para começar, tingiu os cabelos louros de preto, cortando-os à altura dos ombros. Mais adiante na história, será preciso cortá-los totalmente, para reviver o calvário de Olga no campo de concentração alemão.

A atriz também está aprendendo alemão - Olga era uma judia alemã - e submetendo-se a intenso treinamento militar. Ela chegou a dormir uma noite no 1º Batalhão de Guarda de São Conrado, no Rio de Janeiro, e aprendeu até a mexer com fuzis e pistolas, coisa extremamente difícil para a atriz. "Tenho pânico de armas", confessa.

CENAS NA ALEMANHA E ROMÊNIA

Outra etapa complicada é o treinamento físico, já que a atriz, esguia e frágil, é avessa a academias. "Mas agora, como vou precisar ter maior definição muscular para me parecer com a Olga, vou pegar no pesado", brinca.

Para Morgado, viver uma personagem com uma vida e personalidade tão complexas está sendo uma superação contínua de obstáculos e até de preconceitos.

"Xs vezes, a gente tem uma visão estereotipada das coisas. Eu tinha, por exemplo, uma visão errada do Exército. No entanto, descobri que eles têm em comum com a Olga esse ideal de disciplina, essa noção de que você pode até morrer, mas não se rende. Além disso, eles estão dando a maior colaboração ao filme, mesmo que a Olga verdadeira em vida tenha sido contrária a eles", conta.

A roteirista Rita Buzzar, que comprou os direitos do livro - que vendeu mais de 400 mil exemplares e foi traduzido para 21 países - afirmou que o orçamento deve girar em torno dos 8 milhões de reais, sendo captados no Brasil.

O filme é uma parceria da Nexus Cinema e Vídeo com a Globo Filmes, mas poderá contar com recursos do exterior, já que algumas seq ências, como as do campo de concentração, serão feitas na Alemanha e Romênia.

A idéia de Buzzar é que este segmento seja filmado no próprio campo em que Olga esteve presa e morreu, em Havensbruck, onde ainda restam alguns galpões da construção original. "Isto seria até uma homenagem", salienta.

A roteirista conta que está mantendo contatos com produtoras e emissoras de TV alemãs, que ainda podem entrar como parceiras financeiras do projeto.

Caso esta parceria se concretize, há possibilidade de que alguns atores europeus sejam agregados ao elenco. Mas nada foi acertado ainda.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
  1. Jayme Monjardim apresentou elenco de Olga. Depois de ter brilhado em A Casa das Sete Mulheres, Camila Morgado viverá Olga Benário. <a href=http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI117687-EI1118,00.html class=textolinkbold target=_blank>Leia mais</a>  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    Jayme Monjardim apresentou elenco de Olga. Depois de ter brilhado em A Casa das Sete Mulheres, Camila Morgado viverá Olga Benário. Leia mais

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  2. O nome de Camila Morgado para viver a protagonista foi uma das primeiras escolhas do diretor  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    O nome de Camila Morgado para viver a protagonista foi uma das primeiras escolhas do diretor

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  3. O diretor Jayme Monjardim posa com sua mulher Daniela Escobar e com Camila Morgado  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    O diretor Jayme Monjardim posa com sua mulher Daniela Escobar e com Camila Morgado

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  4. O diretor Jayme Monjardim posa com Camila Morgado e com Fernando Morais, autor do livro Olga  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    O diretor Jayme Monjardim posa com Camila Morgado e com Fernando Morais, autor do livro Olga

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  5. Os olhos azuis de Camila Morgado a fazem ficar parecida com Olga  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    Os olhos azuis de Camila Morgado a fazem ficar parecida com Olga

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  6. Olga é o mais novo projeto de Jayme Monjardim  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    Olga é o mais novo projeto de Jayme Monjardim

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  7. Daniela Escobar marcou presença  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    Daniela Escobar marcou presença

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  8. Fernando Morais  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    Fernando Morais

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  9. As atrizes Renata Jesion e Camila Morgado  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    As atrizes Renata Jesion e Camila Morgado

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

/foto/0,,00.html