inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Recorde as melhores comédias adolescentes dos anos 80

12 de novembro de 2006 18h25

Cena de  Gatinhas e Gatões  . Foto: Divulgação

Cena de Gatinhas e Gatões
Foto: Divulgação

Hollywood sempre apostou nas comédias com teor sexual para adolescentes e o porquê está no sucesso que o gênero fez nos anos 80. Antes da série American Pie virar hit, os filmes do diretor John Hughes encheram os cinemas de todo o mundo com besteróis para o público teen.

Veja fotos dos filmes!
Assista a trailers inéditos!

Tudo gira em torno do sexo. Adolescentes sem nada para fazer procuram popularidade ou a atenção da garota mais bonita do colégio. Há sempre a turma do nerd, rejeitada nas festas e pelas garotas líderes de torcida, que preferem o esportista bonito e cheio da grana, mesmo que este seja um babaca e burro.

A fórmula, mesmo que previsível, dá certo até hoje. A sessão pipoca é garantida com roteiros impecáveis, repletos de diálogos e cenas engraçadas. Sem contar a tendência que os filmes adolescentes têm de consagrar grandes astros, como Kevin Bacon, Matthew Broderick, Tom Cruise, entre outros.

Relembre alguns clássicos de comédias adolescentes dos anos 80:

1. Mestre das comédias adolescentes, o diretor John Hughes estreou no gênero com Gatinhas e Gatões (1984). Por conter piadas escrachadas, o filme foi considerado proibido para menores de 18 anos. Na roteiro, a vida de uma garota se transforma num caos quando ela está prestes a completar 16 anos. Ela sofre de amor não correspondido e seus pais estão tão preocupados com o casamento de sua irmã chata que até esquecem o seu aniversário. Se já não bastassem tais problemas, um garoto louco para perder a virgindade começa a perturbá-la.

2. Outro filme de Hughes, Clube dos Cinco (1985) se passa em um sábado no colégio. Depois de terem cometido pequenos delitos, cinco jovens são obrigados a passar um dia de castigo na biblioteca e lá passam a dividir segredos, traumas e sonhos e também a aceitar as diferenças.

3. John Hughes se consagrou definitivamente como um dos maiores diretores de filmes adolescentes com Mulher Nota 1000 (1985). O grande sonho juvenil masculino se realizou nas telas com os personagens Gary Wallace e Wyatt Donnelly. Eles são dois garotos nerds, que não conseguem chamar nenhuma garota para sair, e que resolvem criar no computador a mulher perfeita.

4. Um dos filmes mais assistidos nos anos 80 do gênero adolescente e também o maior sucessos de John Hughes, Curtindo a Vida Adoidado (1986) traz Matthew Broderick no papel do estudante Ferris Bueller. Para poder matar aula com seu melhor amigo e a namorada na Ferrari do pai, ele precisa escapar do diretor desconfiado e da irmã dedo-duro. O problema é que isso não será nada fácil.

5. Clássico entre as comédias sexuais, O Último Americano Virgem (1982), como o nome já diz, conta a história de Gary, o único de uma turma de três amigos que ainda não transou. A história é bem próxima da realidade dos jovens. Além de falar de decepções amorosas, sexo, gravidez, primeiro amor, há a conclusão de que o bonzinho sempre se dá mal.

6. Primeiro filme de uma série de três, Porky´s - A Casa do Amor e do Riso (1981), narra as aventuras de jovens loucos por sexo. Quando são enganados por uma prostituta, eles prometem se vingar, mas o xerife da cidade está na cola deles. O filme foi seguido por Porky's 2 - O Dia Seguinte (1983) e Porky's Contra-Ataca (1985).

7. O mais light de todos os filmes citados, Namorada de Aluguel (1987) é também um clássico da sessão da tarde. Ronald é um garoto nerd que quer popularidade e Cindy é uma das garotas mais lindas do colégio que quer pagar o vestido que manchou de sua mãe. Mesmo com vidas totalmente diferentes, eles se unem em prol dos próprios interesses. O que ambos não contavam é que fossem se apaixonar um pelo outro, mas nada é tão simples assim.

Redação Terra