inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Walter Salles 'planeja faroeste latino'

01 de novembro de 2003 15h13

O escritor chileno Luis Sepúlveda disse à BBC Brasil que o cineasta Walter Salles, diretor de Central do Brasil, está planejando filmar um faroeste. "Eu e o Walter Salles estamos trabalhando no roteiro baseado numa história escrita por mim sobre um delinqüente norte-americano chamado Martin Sheffields, que se autointitulava "Sherife" e que, em 1905, parte na captura dos bandidos Butch Cassidy e Sundance Kid."

"Os dois foras-da-lei tinham se refugiado na Patagônia. Criou-se uma legenda em torno desta fuga e, partir dela, vamos filmar um faroeste latino-americano", contou o autor chileno. Sepúlveda fez a revelação durante o festival Grinzane de Literatura e Cinema, em Stresa, no norte da Itália.

Esta não é a primeira vez que Luis Sepúlveda se envolve com o cinema. O seu livro O Velho que Lia Romances de Amor (produção de 2001) foi transformado em filme com a direção de Rolf De Heer, com Richard Dreyfuss no papel principal.

E o próprio escritor foi responsável pelo roteiro de Terra del Fuoco e pela direção de Nowhere.

O encontro do escritor com o diretor Walter Salles começou quando o texto de Sepúlveda sobre a fuga de Sundance e Kid foi publicado na França, quatro anos atrás. Patogonia Express narra a aventura dos dois inimigos públicos número 1 dos Estados Unidos na virada do século 19 em terras argentinas e chilenas.

"Um produtor francês de Walter Salles leu, gostou do material e comprou os direitos autorais", contou o autor à BBC Brasil.

Depois disso, ele e o diretor brasileiro conversaram por telefone e decidiram dar corpo ao projeto. Os dois ainda não chegaram a uma versão definitiva do roteiro.

A expectativa é de que a produção comece a se tornar realidade no ano que vem.

Versão diferente Os atores Paul Newman e Robert Redford já viveram a pele dos dois bandidos no filme dirigido por George Roy Hill em 1969. A história mostrada nesse filme, porém, é diferente daquela rastreada por Luis Sepúlveda.

Depois do seu personagem real Martin Sheffields, ele mesmo deve ter sido o homem que mais correu atrás dos charmosos bandidos. O escritor pesquisou durante cinco anos a vida da dupla e descobriu um final diferente da versão apresentada pelas autoridades americanas.

Butch Cassidy e Sundance Kid não teriam morrido na Bolívia como diz a história oficial, mas sim no sul do Chile, depois de suas andanças pela Patagônia argentina como fazendeiros, assaltantes de bancos e integrantes de movimentos sociais.

Elenco

Os atores que vão viver os dois bandidos ainda não estão escolhidos para a versão de Walter Salles. "Esta é uma tarefa para os produtores do filme. Eu não me sentiria à vontade para dizer quem eu gostaria de ver representando meus personagens", disse Luis Sepúlveda.

O diretor brasileiro acabou de filmar a peregrinação de outro personagem histórico, Ernesto Che Guevara, pelas estradas da América do Sul. "Queremos que o filme seja rodado no cenário natural, no local onde boa parte da história aconteceu, ou seja, na Patagônia argentina, na altura do paralelo 40° sul", disse.

"Eu gostaria muito. Vamos ver se conseguimos nos aproximar ao máximo da realidade vivida pelos personagens, mas isso não depende da minha vontade", adiantou Luis Sepúlveda.

BBC Brasil
BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.