inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Festival do Minuto reúne 35 trabalhos sobre mãe

17 de novembro de 2003 12h30 atualizado em 21 de novembro de 2003 às 13h45

Cena de  Esses Prazer , dirigido por Walter Carvalho. Foto: Divulgação

Cena de Esses Prazer, dirigido por Walter Carvalho
Foto: Divulgação

A 10ª edição do Festival do Minuto exibe, entre 17 e 23 de novembro, 35 trabalhos selecionados para sua mostra competitiva, todos com o tema "mãe". Pelo regulamento, eram aceitos trabalhos realizados em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento, como câmeras de vídeo, câmeras de foto digital (seqüências de fotos) ou até mesmo animações em formato Flash feitas no computador. Qualquer pessoa pode mandar seu trabalho para a seleção do Festival.

No total, são mais de 92 pontos de exibição em todo o país e a entrada para todas as sessões é franca. Na capital paulista, as projeções são feitas no Museu da Imagem e do Som e em outros 61 pontos da cidade (incluindo a Videoteca da PUC, Universidade Mackenzie, casas de cultura municipal, bibliotecas públicas, todas as unidades do CEU e a Rede Sesc).

O 10º Festival do Minuto também ganha apresentações em salas espalhadas por onze estados - São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco e Paraíba. No estado de São Paulo, além da capital, o Festival promoverá exibições no Sesc de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, e em mais 13 cidades (Araraquara, Birigui, Bertioga, Campinas, Catanduva, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba).

Entre os selecionados para a mostra competitiva está Esses Prazer, dirigido por Walter Carvalho (diretor de fotografia de Lavoura Arcaica e Amarelo Manga, entre outros), além de trabalhos assinados por documentaristas como Kiko Goifman e Lucas Bambozzi; curtas-metragistas como Marcos Jorge e Kiko Mollica; e videomakers como Lucila Meirelles e Victor Lema Riqué.

Esse ano, o evento recebeu 722 inscrições vindas de diversas partes do Brasil e exterior. Seu criador, o cineasta Marcelo Masagão (diretor de Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos e 1,99 ¿ Um Supermercado que Vende Palavras), afirma que "a mostra competitiva exibe títulos da Paraíba, Santa Catarina, Minas Gerais, Curitiba e Rio Grande do Sul, e isso é fruto do processo de regionalização do evento: já foram realizamos festivais regionais do minuto em Ribeirão Preto, em Curitiba e na PUC-SP".

Os três melhores vídeos receberão o Troféu Minuto e uma premiação no valor de R$ 1.500 cada. O Festival também contará com prêmios especiais:

  • Prêmio Aquisição MTV - a emissora escolherá 3 vídeos para serem veiculados no programa Cine MTV (cada vídeo receberá R$ 500 por essa veiculação);
  • Prêmio DRC Consulting ¿ a empresa especializada em Computação Gráfica e Vídeo Digit oferecerá aos vencedores treinamentos em After Efects, Macromedia Flash, Adobe Photoshop.

    Outra novidade promovida pelo Festival em 2003 é a Mostra Especial Paralela Filmes, resultado de um concurso promovido pela produtora Paralela Filmes entre redatores de agências de publicidade de todo o país, que ocorre dia 18 de novembro (terça-feira), às 21h, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. No total foram produzidos dez filmes - nove títulos em cinema e um em animação.

  • Divulgação