inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Só maiores de 18 irão ver novo filme de Bertolucci

13 de janeiro de 2004 16h02 atualizado às 16h23

Cena do filme. Foto: Divulgação

Cena do filme
Foto: Divulgação

A Fox Searchlight Pictures ousou desafiar o tabu da classificação NC-17 nos Estados Unidos, o equivalente ao brasileiro "proibido para menores de 18 anos". A empresa, divisão da 20th Century Fox, anunciou na segunda-feira que vai lançar nos EUA a versão sem cortes de The Dreamers, de Bernardo Bertolucci.

Será a primeira vez em seis anos que um estúdio que integra a Associação dos Produtores de Cinema da América (MPAA) distribui um filme proibido para menores de 18, classificação que normalmente assinala a morte comercial de um filme.

A última vez que isso aconteceu foi em 1997, quando a MGM lançou Bent, que documentava a situação dos homossexuais sob o regime nazista.

The Dreamers, que será lançado de maneira gradual a partir de 6 de fevereiro, começando por Nova York e Los Angeles, contém cenas de sexo explícito e nudez masculina frontal total.

Em comunicado à imprensa, Bertolucci declarou: "The Dreamers vai finalmente chegar aos EUA sem cortes. Estou aliviado - de muitas maneiras - pelo fato de o distribuidor ter tido a visão necessária para lançar meu filme original. Afinal, um orgasmo é melhor do que uma bomba."

Ambientado na França, na primavera de 1968, o filme mostra a relação entre três estudantes representados por Eva Green, Louis Garrel e Michael Pitt.

Sozinhos enquanto seus pais estão de férias, Isabelle (Green) e seu irmão Theo (Garrel) convidam o jovem norte-americano Matthew (Pitt) a ficar no apartamento deles. Lá, eles criam suas próprias regras, fazem experiências emocionais e sexuais e jogam jogos mentais cada vez mais complexos.

Alguns filmes que receberam a classificação NC-17 nos últimos anos incluem os independentes L.I.E., Crash - Estranhos Prazeres e Réquiem para um Sonho, além das produções de grandes estúdios Henry e June e Showgirls.

Mas os estúdios frequentemente evitam lançar filmes com essa classificação devido à idéia de que alguns jornais não publicarão anúncios desses filmes e algumas redes de cinema se recusarão a exibi-los.

A Miramax, divisão da Disney, teve que desistir de distribuir Kids, que acabou sendo lançado sem classificação pela Shining Excalibur Films, empresa separada criada especificamente para sua distribuição.

Steve Gilula, da Fox Searchlight, disse que, até agora, a empresa não teve problemas com cinemas que se recusem a exibir Dreamers, nem com jornais se negando a fazer a publicidade do filme.

Ele disse que a empresa quer manter intacta a visão de Bertolucci para o filme.

"Trata-se de um cineasta que tem um histórico de lidar com temas ousados e provocantes", disse Gilula sobre Bertolucci, cujos trabalhos passados incluem O Ûltimo Tango em Paris, O Conformista, Beleza Roubada e Antes da Revolução.

O público do Festival de Cinema Sundance terá a oportunidade de assistir a The Dreamers na pré-estréia norte-americana do filme, em Park City, em 20 de janeiro.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.