Cena de Os diários da Motocicleta
Foto: FilmFour/Divulgação
"Vim apresentar um filme que produzi sobre Che Guevara e estou muito feliz de estar em Cuba", disse o ator, que viajou para Havana na sexta-feira. Redford foi recebido na entrada do Cine Chaplin, na capital cubana, por Aleida March, viúva de Che, e seus filhos Camilo, Celia e Aleidita.
"O filme é excelente", disse Aleida à imprensa ao sair da exibição.
Também assistiram ao filme o ministro da Cultura de Cuba, Abel Prieto, o diretor do Festival de Filmes de Havana, Alfredo Guevara, e o comandante Ramiro Valdéz, que lutou ao lado de Che em Sierra Maestra no movimento guerrilheiro liderado pelo atual presidente cubano, Fidel Castro, que chegou ao poder em 1959.
O longa-metragem se baseia nos diários que Che escreveu durante suas viagens pela América do Sul quando era estudante de medicina e tinha 23 anos.
"São anotações que ele fez durante essa viagem. O discurso que ele deu em seu aniversário é real, as palavras finais são verdadeiras", afirmou a viúva.
"O filme me pareceu muito bom. Gostamos muito, estamos muito agradecidos por ele ter feito uma coisa tão linda, com tanto sentimento", disse a filha do guerrilheiro, Celia Guevara.
Há uma semana, o filme foi aplaudido de pé pelos telespectadores de sua única exibição no Festival de Sundance, realizado no Estado norte-americano de Utah.
- Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.