inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

"Monty Python" é eleito melhor filme britânico

12 de fevereiro de 2004 18h50

Um dos integrantes da trupe  Monthy Pyton , Terry Gilliam, roteirista, diretor, produtor e ator de cinema. Foto: Divulgação

Um dos integrantes da trupe Monthy Pyton, Terry Gilliam, roteirista, diretor, produtor e ator de cinema
Foto: Divulgação

O filme Monty Phyton em Busca do Cálice Sagrado (1975), do grupo humorístico Monty Python, é o melhor filme britânico de todos os tempos, segundo uma pesquisa divulgada hoje, quinta-feira, no Reino Unido.

Este filme de humor trivial e surrealista encabeça uma lista de 40 filmes britânicos mais populares, elaborada a partir de uma pesquisa feita entre 7.000 adultos pelos sites Amazon e Internet Movie Database, que vendem filmes e livros pela rede.

Monty Phyton em Busca do Cálice Sagrado recebeu um quarto dos votos, enquanto outro famoso filme dos célebres comediantes, A vida de Brian (1979), ficou no sétimo lugar da classificação.

Mark Walker, porta-voz da Amazon, manifestou sua "surpresa" porque os "dois filmes dos Monty Python estão entre os dez primeiros", na frente de clássicos como Doutor Jivago (1965) e Oliver Twist (1948), que ficaram nos postos 17 e 36 da lista.

O grupo humorístico - formado por John Cleese, Eric Idle, Michael Palin, Terry Jones, Graham Chapman e Terry Gilliam - foi criado no final dos anos 60 e marcou toda uma época com seus filmes e programas de televisão no Reino Unido.

O segundo posto da lista é para Laranja Mecânica (1971), de Stanley Kubrick, seguido da produção escocesa Trainspotting (1996); Lawrence de Arábia (1962) e O Terceiro Homem (1949).

A enquete foi divulgada hoje por ocasião da entrega dos prêmios da Academia Britânica de Cinema, os Baftas, que serão distribuídos neste domingo em uma cerimônia que acontecerá no cine Odeon do centro de Londres.

Uma das obras cinematográficas indicadas a esses prêmios, Love Actually (Simplesmente Amor, 2003), candidata a três Baftas (melhor filme britânico, melhor ator coadjuvante -Bill Nighy- e melhor atriz coadjuvante, Emma Thompsom), aparece na enquete como o décimo filme mais popular.

Também figuram entre os dez primeiros filmes outros conhecidos como Shakespeare Apaixonado (1998), A Ponte do Rio Kwai (1957) e Razão e Sensibilidade (1995).

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.